Fertilizante Agrícola: O desafio dos produtores em aliar equilíbrio nutricional e rendimento operacional

  • 02/09/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Fertilizantes

Os fertilizantes agrícolas são grandes aliados da agricultura, principalmente quando o assunto é alta produtividade. Existem diversos tipos de fertilizantes e hoje, a AF News Agrícola irá abordar sobre os fertilizantes líquidos. Confira:


Patrocinado

O produtor rural escolhe fertilizantes conforme suas características e propriedades, sem deixar de analisar a relação custo-benefício para cada cultura. Hoje, para o fornecimento de macronutrientes primários e secundários, existem diversos tipos de produtos disponíveis no mercado que podem ser fornecidos via solo e, de forma complementar e suplementar, foliar. Para as aplicações foliares, um fertilizante agrícola comumente utilizado é o MAP purificado, pois apresenta fósforo solúvel em elevada concentração combinado ao nitrogênio amoniacal.

No entanto, com o advento do melhoramento genético, os cultivos anuais têm elevado seu potencial produtivo com ciclos de desenvolvimento cada vez mais curtos. Aliado a isso, e buscando o máximo rendimento operacional, a tecnologia de aplicação também evoluiu com ferramentas de aviação agrícola e tecnologias de ultra baixo volume que proporcionam uma maior cobertura de área aplicada possível ao combinar diversos produtos na mesma aplicação. Considerando este cenário, o agricultor encontra o grande desafio de garantir a máxima eficiência nutricional para altas produtividades e aliar isso ao máximo rendimento operacional.

Para esses casos, já há também outras soluções inovadoras no mercado, que equilibram cinco nutrientes (NPK + Magnésio e Enxofre) e são indicadas para fornecer toda a energia voltada ao desenvolvimento da planta. Ao mesmo tempo em que beneficiam a raiz, também a tornam mais eficiente na absorção e uso de nutrientes presentes no solo. O resultado é uma melhor performance e equilíbrio nutricional na atividade metabólica durante todo o ciclo produtivo, além de maior solubilidade para aplicação foliar, o que permite aplicações mais fáceis e seguras e maior rendimento operacional. Com aceitação em diferentes culturas, como soja, feijão, arroz, algodão, tomate, batata, citros e pastagens.

Vale lembrar que a aplicação de nutrientes via foliar por meio de produtos com alta qualidade pode incrementar consideravelmente o rendimento e qualidade dos cultivos. E, com base nesses fatores, o agricultor consegue avaliar os investimentos realizados versus o retorno de produtividade, sempre atento às novas opções que o mercado dispõe para conquistar uma plantação segura e rentável. Na ponta do lápis, ele percebe que, em certos casos, utilizar um único tipo de fertilizante foliar atende todas as suas necessidades e expectativas, representando assim a melhor opção para sua lavoura.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido com informações da Editora Gazeta, por Maria Elize Bordoni.

Veja Mais
Fertilizantes: Aqua vende negócio brasileiro de insumos especiais por US$ 120 milhões
Melhoramento Genético: Como o trigo aumenta a produtividade e gera mais lucro na propriedade pecuária
Defensivos Agrícolas: Mais 12 produtos técnicos são liberados no Brasil
Agronegócio Brasileiro: Pandemia poupou agronegócio e impactou setor de energia
Agricultura de Precisão: Ministério da Agricultura e CPQD assinam acordo para o aumento da conectividade no campo

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo