Fertilizantes Agrícola: Nitrato de amônio na agricultura

  • 06/08/2020
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

O provável envolvimento de nitrato de amônio na explosão que destruiu a região portuária de Beirute, no Líbano, deixou o agronegócio em alerta, pois o produto é utilizado como fertilizante. Veja mais:

 O nitrato de amônio, representado pela fórmula NH4NO3, é um sólido branco estável à temperatura ambiente e muito solúvel em água

Dentre os fertilizantes, as fontes de nitrogênio são as que sofrem maior influência do clima, uma vez que este nutriente, além de ser o mais absorvido pelas culturas, apresenta dinâmica própria no ambiente solo: planta: atmosfera, podendo apresentar expressivas perdas se mal manejado. Os fertilizantes nitrogenados são apresentados, em geral, contendo três formas básicas de nitrogênio: amida, amônio e nitrato.

O nitrato, por sua vez, é forma básica de um bom número de fertilizantes nitrogenados. Este grupo de fertilizantes não perde nitrogênio por volatilização da amônia, nem acidifica o solo, pois já é o produto final da transformação do nitrogênio (ureia → amônio NH4 + → nitrato NO3 -).

Em relação a fiscalização do nitrato de amônio, utilizado como fertilizante agrícola, a presidente da Associação Brasileira de Produtos Controlados (APCE), Mônica Rios, chama atenção para o fato de que a entrada do produto no Brasil é controlada e fiscalizada pelo Exército, devido ao alto grau de explosão.

“O nitrato não pode ser confinado, contaminado, aquecido ou sujeito a ação de agentes iniciadores; esses são os riscos”, alerta. Porém, segundo Mônica, se armazenado corretamente conforme recomenda a legislação, não há risco, pois a concentração utilizada nos explosivos é muito maior do que a usada em fertilizantes.

No Brasil, a compra e venda do nitrato de amônio é fiscalizada pelo Exército. O produto, considerado como explosivo, é regulado pelas portarias 56, de 2017, e 147, de 2019.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido com base na entrevista da presidente da Associação Brasileira de Produtos Controlados (APCE), Mônica Rios, via Canal Rural

Veja Mais
Melhoramento Genético: Como o trigo aumenta a produtividade e gera mais lucro na propriedade pecuária
Defensivos Agrícolas: Mais 12 produtos técnicos são liberados no Brasil
Agronegócio Brasileiro: Pandemia poupou agronegócio e impactou setor de energia
Agricultura de Precisão: Ministério da Agricultura e CPQD assinam acordo para o aumento da conectividade no campo
Fertilizantes: Yara registra lucro líquido de US$ 340 milhões no 3º trimestre

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo