Fatores Climáticos: Frio na região Sul é favorável as culturas de inverno

  • 28/07/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

A semana será fria na região Sul do pais, beneficiando frutíferas de clima temperado que necessitam de horas de frio. Nas regiões do milho safrinha no Centro-Oeste o clima se manterá seco, otimizando o processo de colheita. Confira:

Depois da passagem da frente fria, uma massa de ar polar vai avançar pelo Sul. No centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, a mínima varia de 0 °C a 3 °C entre terça e quinta-feira, 30, com previsões de geadas amplas. O retorno do tempo seco e a temperatura baixa favorecem o desenvolvimento das culturas de inverno e são bem-vindas para frutas, como uva, maçã e pêssego. Não há previsão de geadas em áreas produtoras vulneráveis.

Após passar pelo Sul, a frente fria avançará pela costa do Brasil levando chuva à costa de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Zona da Mata de Minas Gerais. Há previsão de chuva forte desde o Rio de Janeiro até o sul do Espírito Santo e Zona da Mata de Minas Gerais. A precipitação intensa alcança áreas produtoras de café de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e de Carangola (MG).

Por outro lado, na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste e Norte e no interior do Nordeste, o tempo permanecerá seco e manterá as condições favoráveis para a colheita de milho safrinha, algodão, laranja, cana de açúcar e café arábica.

Nos primeiros dez dias de agosto, o tempo seco vai predominar em boa parte do centro-sul do Brasil. A chuva será mais intensa na costa do Nordeste, especialmente no Recôncavo Baiano, favorecendo o desenvolvimento de pastagens e do milho, mas dificultando atividades de secagem do cacau.

Entre 10 e 20 de agosto, a previsão de chuva mais intensa retornará ao Sul, mas o maior acumulado está previsto para o litoral de Santa Catarina e do Paraná. Trata-se de um padrão típico de resfriamento do Pacífico. “As frentes frias tornam-se zonais, passando rapidamente pela região Sul e afastando-se para o oceano”, afirma Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Melhoramento Genético: Como o trigo aumenta a produtividade e gera mais lucro na propriedade pecuária
Defensivos Agrícolas: Mais 12 produtos técnicos são liberados no Brasil
Agronegócio Brasileiro: Pandemia poupou agronegócio e impactou setor de energia
Agricultura de Precisão: Ministério da Agricultura e CPQD assinam acordo para o aumento da conectividade no campo
Fertilizantes: Yara registra lucro líquido de US$ 340 milhões no 3º trimestre

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo