Fertilizantes Agrícolas: Produtores de café investem em insumos de alta performance

  • 21/07/2020
  • 3
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

 Escolha do fertilizante certo pode aumentar produtividade e destacar o sabor e o aroma do café, que é uma das bebidas preferidas do brasileiro. Por conta disso, os cafeicultores tem investido cada vez mais na aplicação de fertilizantes de alta performance, a fim de obter melhores resultados. Confira:

O brasileiro toma 839 xícaras de café por ano, segundo uma pesquisa de hábitos de consumo da Euromonitor International. Portanto, para agradar ao paladar do brasileiro, nada melhor que um café de qualidade. Por isso, os cafeicultores investem na lavoura, inclusive com o uso de fertilizantes de alta performance.

 Isso porque os fertilizantes agrícolas interferem no bom desenvolvimento da planta, em todos os seus ciclos, e mantém o bom manejo do solo. Com raízes mais fortes, folhas mais robustas e grãos mais graúdos, o produtor rural consegue levar qualidade a toda a cadeia produtiva do café, chegando à torrefação desejada.

O resultado disso é um café mais saboroso, com um aroma mais completo e que conquista o consumidor. Assim, o produtor rural consegue atingir os melhores preços na hora da negociação e, desse modo, aumentar a sua lucratividade.

Aliás, a decisão de aplicar um bom fertilizante agrícola não está ligada apenas ao resultado pontual de uma safra, mas com toda a preocupação que cerca a qualidade do solo.

Isso porque até 60% da produção no campo está ligada à fertilização do solo. Portanto, solos bem nutridos rendem mais na hora da colheita. Afinal, segundo o Manual Internacional de Fertilidade de Solo, ele tem cinco principais funções: sustentar o crescimento das plantas; transformar matéria de decomposição; definir o trajeto das águas; abrigar diversos organismos, como fungos e minhocas; servir de base para toda a criação humana.

Justamente por isso, o fertilizante atua para manter atualizadas as cinco funções do solo. Isso porque a agricultura depende de um solo rico para o abastecimento mundial. Além disso, o meio ambiente deve ser preservado.

Nutrição mineral da planta de café é essencial para uma boa produção

A safra de café neste ano em Minas Gerais deve chegar a 32,1 milhões de sacas de 60 quilos e está animando o produtor rural. Lembrando que é dos cafezais mineiros que saem cerca de 75% do café arábica do país.

Portanto, para chegar a uma produção deste nível é importante contar com uma nutrição mineral completa com a aplicação de fertilizantes. Nesse sentido, a planta precisa de doses adequadas de nutrientes como o nitrogênio, magnésio, enxofre, potássio, fósforo, entre outros. Afinal, eles são essenciais para os processos metabólicos que vão reverter positivamente no consumidor final, com um café saboroso à mesa.

Por consequência, nenhum elemento pode faltar. O nitrogênio é indispensável para o cafeeiro, podendo ser obtido através de fertilizantes nitrogenados.

Só para lembrar, o potássio, por exemplo, está diretamente ligado à qualidade do grão. Isso porque ele ativa enzimas, regula a troca de gases, equilibra a perda de água e acumula açúcares na planta.

Enquanto isso, o magnésio atua diretamente na clorofila, que é responsável pela produção de alimento pelo café.  Já o enxofre participa ativamente da formação de proteínas e reforça a qualidade da planta.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Conteúdo produzido com base em artigo veiculado no site Uai Negócios, MG

Veja Mais
Melhoramento Genético: Como o trigo aumenta a produtividade e gera mais lucro na propriedade pecuária
Defensivos Agrícolas: Mais 12 produtos técnicos são liberados no Brasil
Agronegócio Brasileiro: Pandemia poupou agronegócio e impactou setor de energia
Agricultura de Precisão: Ministério da Agricultura e CPQD assinam acordo para o aumento da conectividade no campo
Fertilizantes: Yara registra lucro líquido de US$ 340 milhões no 3º trimestre

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo