Mercado de Carnes: Alerta! China pede suspensão de exportações de mais dois frigoríficos

  • 16/07/2020
  • 2
  • Categoria(s): Mercado de Carnes |

Mercado de Carnes

Pedido feito pela Administração-Geral de Aduanas da China foi recebido nesta quarta,14, por adidos agrícolas em Pequim. Saiba mais:

Adidos agrícolas situados em Pequim receberam uma carta da Administração-Geral de Aduanas da China (GACC, em inglês) nesta quarta-feira, 15, solicitando que o governo brasileiro suspenda as habilitações de exportação de mais dois frigoríficos. Atualmente, seis plantas estão embargadas: cinco por decisão do país asiático e uma por ordem do Ministério da Agricultura.

De acordo com a própria GACC, os embargos solicitados, se realizados pelo próprio Ministério da Agricultura, poderiam ser retirados de forma menos burocrática no futuro. O documento ainda não foi recebido oficialmente pela pasta da Agricultura em Brasília e, por isso, ainda não possui uma resposta formal.

Nos bastidores do ministério, não há disposição para acatar o pedido chinês. As suspensões — que também atingiram países como Holanda, Argentina e Estados Unidos — estão ligadas ao temor da China de que os alimentos exportados possam estar contaminados com o novo coronavírus. Por não haver comprovação científica dessa possibilidade, o governo brasileiro não enxerga justificativas que embasem o embargo de frigoríficos.

A suspensão temporária da habilitação de exportação para a China, feita pelo ministério, a uma planta brasileira foi motivada pela preocupação com o nível de disseminação de Covid-19 entre os funcionários da agroindústria. De acordo com a pasta, não há embargos justificados pelo risco de transmissão do novo coronavírus para os alimentos exportados.

Caso o ministério oficialmente se recuse a suspender as plantas solicitas, há a possibilidade do embargo ser realizado pelas próprias autoridades de aduana chinesa.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 
 

 

Fonte: Canal Rural

Veja Mais
Mercado de Carnes: Preços do boi gordo podem subir ainda mais a partir de novembro, diz consultoria
Mercado de Carnes: arroba do boi no indicador do Cepea supera R$ 260 pela primeira vez na história; confira a tendência
Mercado de Carnes: Brasil e Japão podem anunciar acordo bilateral no setor de carne bovina, diz Arnaldo Jardim
Mercado de Carnes: Arroba do gado magro limita a atuação de pecuaristas de recria e engorda
Estoque de carne suína na China pode estar no fim

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo