Defensivos Agrícolas: União Europeia discute importações de produtos agrícolas produzidos com defensivos proibidos no bloco

  • 03/07/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

O bloco da União Europeia segue padrões mais rígidos com os defensivos agrícolas e culturas geneticamente modificadas. Em videoconferência com senadores franceses, o comissário agrícola da UE, relatou a possibilidade de proibir a entrada de produtos agrícolas, cultivados com defensivos proibidos pelo bloco, colocando em alerta o acordo que tem com a América do Sul. Confira:  

A União Europeia proibiu um grande número de produtos defensivos agrícolas nos últimos anos, por motivos de saúde e ambientais, e os executivos do bloco pretendem reduzir o uso de pesticidas em 50% até 2030.

Buscando este objetivo, as comissões agrícolas discutem a possibilidade de restringirem a importação de produtos que tiveram aplicações de defensivos agrícolas proibidos no bloco da UE, afirmou a principal autoridade agrícola da Europa. "Em relação às importações, acho que não podemos permitir a importação de produtos feitos com pesticidas proibidos na Europa", disse o comissário agrícola da UE, Janusz Wojciechowski, durante uma audição em vídeo com senadores franceses.

A abordagem da UE às normas alimentares e à proteção ambiental, contribuiu para que os produtos agrícolas fossem um empecilho nas negociações comerciais, principalmente com os Estados Unidos.

Wojciechowski, falando através de um intérprete, disse que podem surgir dificuldades nessa área, devido à necessidade de seguir as regras da Organização Mundial do Comércio, mas que as importações devem estar sujeitas aos mesmos padrões aplicados na Europa, principalmente em restrições de uso de defensivos agrícolas.

Fazendeiros europeus, ativistas ambientais e alguns políticos por muito tempo criticam a UE por ser inconsistente, em não aplicar as mesmas regras de produção agrícola nacional aos alimentos importados, como as culturas geneticamente modificadas.

Um acordo comercial assinado pela UE com o bloco Mercosul de países da América do Sul, demostrou controvérsias sobre os padrões agrícolas e ambientais, levando alguns estados da UE a se afastarem da ratificação do acordo.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido com base no artigo veiculado ao Reuters UE

 

Veja Mais
Fertilizantes: Brasil importa cerca de 1 milhão de toneladas de nitrato de amônio por ano; controle é feito pelo Exército
Exportação de Grãos: Portos paranaenses registram aumento de 14% nas exportações
Melhoramento Genético: Pesquisadores estudam melhoramento vegetal para produção de lúpulo na região centro-sul do Paraná
Defensivos Agrícolas: Ingrediente ativo de herbicida utilizado nos EUA e Austrália é registrado no Brasil.
Agronegócio Brasileiro: China tem planos de investimentos para o agro no Brasil

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo