Defensivos agrícola: Ferramenta está sendo analisada, para a reprimir os avanços dos gafanhotos no Brasil  

  • 26/06/2020
  • 3
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

  A nuvem de gafanhotos que avança em direção ao Brasil levou o Ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitária nas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados que podem ser afetados pelos insetos. A portaria foi publicada no início da madrugada desta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU), assinada pela ministra Tereza Cristina Correa da Costa Dias. Confira:    

A praga que entrou na Argentina no dia 21 de maio, pelo Paraguai, destruiu lavouras de milho, porém, os gafanhotos não distinguem cultivares econômicas de vegetação nativa, o que procuram é vegetação em abundância.

Com está preocupação dos produtores, de como proteger seus cultivos principalmente hortifrúti, que se mantém no campo em período contínuo, o governo federal por meio da Ministra da Agricultura, publicou uma portaria nesta quarta-feira (24). 

PORTARIA Nº 201, DE 24 DE JUNHO DE 2020

Declara estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga Schistocerca cancellata nas áreas produtoras dos Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais.

A Ministra Tereza Cristina, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos II e IV, da Constituição Federal, tendo em vista o disposto no Decreto nº 5.741, de 30 de março de 2006, na Lei nº 12.873, de 24 de outubro de 2013, no Decreto nº 8.133, de 28 de outubro de 2013, e o que consta do Processo nº 21000.040518/2020-16, resolve:

Art. 1º Declarar estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga Schistocerca cancellata nas áreas produtoras dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais.
Parágrafo único. As diretrizes e medidas a serem adotadas serão indicadas em Ato da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Art. 2º O prazo de vigência da emergência fitossanitária previsto no art. 1º será de 1 (um) ano, a contar da data de publicação desta Portaria.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

O decreto 8.133 de 2013 permite a contratação de pessoal por tempo determinado e autoriza a importar temporariamente defensivos agrícolas para conter a praga.

O sindicato que representa as empresas de aviação agrícola (Sindag) colocou à disposição do Ministério da Agricultura os 426 aviões pulverizadores que o Rio Grande do Sul possui, que serão munidos de inseticidas, para controle dos insetos, caso cheguem ao país.

A espécie Schistocerca cancellata é um gafanhoto da subfamília Cyrtacanthacridinae. É a principal espécie de enxame na América do Sul subtropical, segundo relato do secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, se estuda a implementação de defensivos agrícolas e procurando entidades parceiras para que, caso essa nuvem chegue, tenhamos condições de conter e amenizar os prejuízos", acrescentou o secretário.

As condições climáticas de seca e ventos, preocupou o estado, que em condições normais de inverno, nesta época estaria com temperaturas mais baixas, todavia, um avanço de uma frente fria, tem amenizado o temor de invasão dos gafanhotos

Por serem uma praga migratória que pode viajar até 150 km em um único dia, de acordo com Senasa. A nuvem se move ao longo do dia e se acomoda tarde da noite. No entanto, o intervalo de tempo em que é possível tomar medidas de controle dos gafanhotos é curto e ocorre quando há pouca visibilidade.

Uma medida comum é usar agrotóxico para evitar que os insetos se unam e se reproduzam, os insetos são gregários, o que aumenta o índice de reprodução, a forma agrupada facilita a sobrevivência e alimentação. Quando solitários, também causam danos, porém em proporções muito menores e o controle com defensivos agrícolas, tem bons índices, que evitam prejuízos nas produções agrícolas.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido com base no artigo veiculado ao Canal Rural

Veja Mais
Transporte de Cargas: Transporte de grãos nas ferrovias do Paraná cresce 128% no primeiro semestre
Fertilizantes Agrícolas: Insumos essenciais para a agricultura, fertilizantes “vencem” coronavírus
Fatores Climáticos: Temperaturas começam a cair nesta 4ª no sul e geadas podem acontecer já na próxima madrugada
Agronegócio: Segurando a economia brasileira, PIB do agronegócio cresce 0,36% em abril e acumula alta de 3,78% no ano
Agronegócio Brasileiro: Transformação no setor deve ser rotina

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo