Mercado de Carnes: ABPA afirma que o Brasil está pronto para exportar mais carnes para a China durante indecisões com os EUA

  • 02/06/2020
  • 3
  • Categoria(s): Mercado de Carnes |

Mercado de Carnes

O começo de junho foi mercado por um novo estremecimento entre Estados Unidos e China, com a notícia de que o país asiático pediu que suas empresas estatais suspendam a compra de soja e carne suína americanos. De acordo com o diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, ainda não há projeção de quanto a demanda pela carne brasileira deva aumentar, mas "o país está pronto para auxiliar a China na necessidade por alimento".  Veja mais:

Segundo informações da Reuters, a medida da China veio como represália após o governo norte-americano ter afirmado que iria eliminar o tratamento especial dos EUA a Hong Kong para punir Pequim. A China, inclusive, poderia expandir a ordem para incluir outros produtos dos Estados Unidos caso Washington tome medidas adicionais.

Santin explica que há muitas plantas processadoras de carne no Brasil habilitadas a exportar para a China e várias outras que estão prontas para serem habilitadas, caso o país asiático demande.
"Vai ter consequência em termos de demanda, mas não podemos bater o martelo de como isso pode impactar o Brasil. O país está pronto para fornecer proteína animal para a China, sem desabastecer o mercado interno. Vale lembrar também que o Canadá e Europa também são grandes produtores de suínos e podem absorver parte dessa lacuna dos Estados Unidos", disse.

Por enquanto, Santin disse que não é possível afirmar que, se houver aumento nas exportações, os preços dos produtos no mercado interno devam melhorar.

Sobre o embargo da China à soja americana e sobre as vendas da oleaginosa brasileira no mercado interno, o diretor-executivo da ABPA disse que não se pronunciaria com veemência sobre as questões de volumes que devem ficar no mercado interno, mas disse que as safras no país são abundantes e devem atender os produtores de proteínas animais.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola
 

Fonte: Notícias Agrícolas

Veja Mais
Mercado de Carnes: ABPA diz que é inevitável repassar a alta no custo de produção para o consumidor
Mercado de Carnes: Preços do boi gordo podem subir ainda mais a partir de novembro, diz consultoria
Mercado de Carnes: arroba do boi no indicador do Cepea supera R$ 260 pela primeira vez na história; confira a tendência
Mercado de Carnes: Brasil e Japão podem anunciar acordo bilateral no setor de carne bovina, diz Arnaldo Jardim
Mercado de Carnes: Arroba do gado magro limita a atuação de pecuaristas de recria e engorda

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo