Defensivos Agrícolas: Ativos biológicos serão inclusos no próximo Plano Agrícola e Pecuário do Brasil

  • 29/05/2020
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

O Programa Nacional de Bioinsumos tem por objetivo ampliar e fortalecer a utilização de ativos biológicos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, para promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária. Confira:

Nesta quarta-feira (27) a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, divulgou que os bioinsumos serão inclusos no próximo Plano Agrícola e Pecuário, referente ao ciclo 2020/21.

Bioinsumos são produtos considerados defensivos agrícolas biológicos, utilizados para controle de pragas e doenças, tanto na agricultura e pecuária, feitos à base de produtos naturais e não sintéticos. Usam-se, para isso, princípios ativos à base de plantas ou o controle biológico de pragas por meio de insetos e fungos, entre outras ferramentas.

No decreto Nº 10.375 de 26 de maio – Art. 2º é considerado bioinsumos o produto, o processo ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários, nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas, que interferem positivamente no crescimento, no desenvolvimento e no mecanismo de resposta de animais, de plantas, de microrganismos e de substâncias derivadas e que interajam com os produtos e os processos físico-químicos e biológicos.

Neste ano já foram registrados 18 novos produtos no país, com um aumento de registros de defensivos agrícolas e produtos à base biológica, sendo 2 com princípio ativo inédito, um a base de alho, para o controle de nematoides e outro, um ácaro, o Amblysuius tamatavensis, no controle de mosca branca.
Para atender a este movimento a pasta da ministra teve iniciativa de lançar o programa de bioinsumos antes do próximo plano safra, com ingresso de novos produtos nacionais e importados neste mercado e várias empresas de capital internacional.

Conforme a ministra, cerca de 10 milhões de hectares no Brasil já utilizam defensivos agrícolas biológicos no controle de pragas. “Temos mais de 40 milhões de hectares cultivados com bactérias promotoras de crescimento nas plantas”, disse. Ela ressaltou, ainda, que os bioinsumos desenvolvidos dentro da nova política não serão usados apenas na agricultura orgânica, “mas por todos os produtores rurais”.

O programa foi desenvolvido alinhado às necessidades de inovação nos segmentos agrícola, aquícola, florestal e pecuário, a partir de uma ampla e longa discussão com diversos segmentos das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.
Além disso, o site que abrigará o programa, que pode ser acessado no link https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/bioinsumos/ .

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Conteúdo produzido com base no artigo veiculado no site do Diário do Comércio.

 

Veja Mais
Transporte de Cargas: Transporte de grãos nas ferrovias do Paraná cresce 128% no primeiro semestre
Fertilizantes Agrícolas: Insumos essenciais para a agricultura, fertilizantes “vencem” coronavírus
Fatores Climáticos: Temperaturas começam a cair nesta 4ª no sul e geadas podem acontecer já na próxima madrugada
Agronegócio: Segurando a economia brasileira, PIB do agronegócio cresce 0,36% em abril e acumula alta de 3,78% no ano
Agronegócio Brasileiro: Transformação no setor deve ser rotina

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo