Arroz - Balanço Semanal: Preço do arroz continua em expressiva alta

  • 19/05/2020
  • 2
  • Categoria(s): Mercado de Arroz |

Cotação do Arroz

A alta do dólar fortaleceu o preço do arroz no mercado interno, embalado pela maior paridade de exportação. Com isso, o preço do cereal segue registrando alta, até porque, a procura por cerealistas e cooperativas também está aquecida neste momento. Confira como ficou o balanço da última semana:

Mercado do Arroz Brasil

As cotações do arroz no mercado doméstico, seguem com expressiva alta, provocada principalmente pela maior paridade de exportação, visto que a alta do dólar afeta diretamente o custo do arroz importado, deixando o cereal brasileiro mais atrativo para aquisições.

No momento, mesmo com a colheita de arroz sendo finalizada no Rio Grande do Sul, a oferta se encontra baixa e por este motivo, os cerealistas e cooperativas sinalizaram elevação nos seus valores de compra.

Enquanto isso, os produtores seguem limitando os seus estoques de venda, como estratégia de manter o preço do arroz em patamares firmes, já que as exportações também estão bem atrativas no momento.

No entanto, os orizicultores sabem que a alta do dólar também encarece a aquisição de insumos para a próxima safra e por este motivo, seguem cautelosos com as negociações.

Preço do Arroz no Brasil

No fechamento desta segunda-feira (18), o preço do arroz pago ao produtor no Rio Grande do Sul fechou em R$ 56,26/saca com alta de 2,0% na variação semanal. Estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, também apresentaram valorização nos indicadores.

No Cepea/Esalq, o preço do arroz ficou em R$ 60,32/saca neste início de semana, com uma variação semanal de 2,6% positiva, mas com ligeira queda de 0,2% ante o dia anterior. A média semanal de preço registrada na última semana foi de 60,32/saca com alta de 2,57% ante a média da semana anterior.

Oferta e Demanda de Arroz no Brasil

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgou na última semana uma atualização sobre as estimativas da oferta e demanda de arroz para 2020.

No relatório em sua versão de maio/20, o Companhia estima que a produção de arroz deverá ser de 10,848 milhões de toneladas, com acréscimo de 2,64% comparado com as estimativas do mês anterior.

O consumo ficou mantido em 10,6 milhões de tons, sobrando um estoque final de 792,1 mil toneladas, alta de 54,55% comparada ao volume estimado no relatório de abril, que era de 512,5 mil tons.

No Rio Grande do Sul, a safra atingiu 98% da colheita até o dia 14/05 conforme noticiado pela Emater-RS. O volume registrado ficou igual ante o mesmo período do ano anterior e 3% mais adiantado que a média dos últimos cinco anos.

As condições do arroz estiveram bem favoráveis neste estágio final de colheita, visto que o tempo seco e temperaturas médias elevadas, contribuíram para a maturação das lavouras tardias e diminuição da umidade dos grãos.

Arroz Mercado Externo

Com a normalização da comercialização de arroz do Vietnã e da Índia no mercado internacional, identifica-se uma ampliação da concorrência no mercado orizícola, fato este que refletiu em retração dos preços Tailandeses na última semana. Ademais, o enfraquecimento da Rúpia, moeda indiana, corroborou o cenário de desvalorização.

Outro fator importante na definição das cotações internacionais na semana foi a melhora da expectativa em relação a safra de verão do sudeste asiático, com a previsão de chuvas para as próximas semanas, após um inverno com volume hídrico abaixo da média.

No entanto, na Bolsa de Chicago, os preços terminaram a semana apresentando grande valorização no contrato futuro de jul/20 e uma leve alta nos contratos entre set/20 a jul/21. Veja abaixo:

Confira as cotações do Arroz no Brasil hoje: 

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Veja Mais
Arroz – Balanço Semanal: Oferta retraída mantém o preço do arroz em firmes patamares
Arroz - Balanço Semanal: Retração no preço do arroz no Brasil faz produtores recuarem do mercado
Arroz Balanço Semanal: Alta volatilidade no dólar pede que produtores de arroz operem com cautela
Arroz - Balanço Semanal: Primeiros dias de junho mostram queda no preço do arroz
Arroz - Balanço Semanal: Mesmo com recuo, preço do arroz chega a ser 45% mais caro em um ano

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo