Arroz – Balanço Semanal: Com alta do dólar e demanda aquecida, preço do arroz já bate R$ 60/saca

  • 12/05/2020
  • 0
  • Categoria(s): Mercado de Arroz |

Cotação do Arroz

A alta do dólar, que atingiu hoje (12) novo recorde no Brasil, com o câmbio registrando 5,88 às 16h00, associada ao aumento da demanda de arroz no mercado doméstico, além da procura externa por conta dos preços atrativos do cereal, alavancaram mais uma vez a cotação do arroz brasileiro que agora opera próximo de R$ 60/saca. Confira como ficou o balanço da semana no Brasil e no mercado externo:

Arroz Brasil

De acordo com a Conab, com as seguidas valorizações do Dólar, as paridades de importação e exportação dão suporte para a evolução dos preços internos. Somado à isto, a demanda de arroz continua aquecida e os produtores continuam ofertando pouco produto com a expectativa de preços mais elevados nas próximas semanas.

Ressalta-se que a safra está praticamente totalmente colhida no país e identifica-se uma ampliação da produção de arroz, apesar da redução de área. O clima favorável em grande parte das lavouras no Sul do país refletiu em significativo aumento da produtividade observada.

Sobre a balança comercial, a projeção é de equilíbrio para a Safra 2019/2020, porém com os preços nacionais competitivos e uma perspectiva de maior produção do que o inicialmente prevista, existe a possibilidade de que essa projeção de equilíbrio possa ser alterada para superávit. Para isso, a expansão de consumo de arroz estimada (+3,4%) deve ser mantida, pois, caso exceda a estimativa, haverá menor espaço para a exportação de arroz, principalmente no segundo semestre do ano.

No atacado, os preços continuam evoluindo em paralelo com o mercado ao produtor, o que pode ser observado nos cálculos de composição e decomposição de preços.

Na última semana, as principais regiões comercializadoras apresentaram valorização, conforme as cotações abaixo:

Arroz Mercado Externo

Apesar das restrições internas na Índia em razão da pandemia, na última semana o país registrou uma elevação nas exportações de arroz, principalmente para países africanos e asiáticos. Os preços mais atrativos da Índia desviaram negócios de países importadores como a Tailândia, fato este que refletiu em queda na cotação do arroz tailandês.

Ademais, o retorno das chuvas, após um longo período de restrição hídrica, colaborou para uma melhora nas expectativas dos agentes de mercado em relação à safra de verão.

Os preços do arroz na Bolsa de Chicago estiveram em alta, principalmente nos contratos de maio e junho/20, cuja valorização semanal atingiu 4,62% nos futuros negociados.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Arroz – Balanço Semanal: Oferta retraída mantém o preço do arroz em firmes patamares
Arroz - Balanço Semanal: Retração no preço do arroz no Brasil faz produtores recuarem do mercado
Arroz Balanço Semanal: Alta volatilidade no dólar pede que produtores de arroz operem com cautela
Arroz - Balanço Semanal: Primeiros dias de junho mostram queda no preço do arroz
Arroz - Balanço Semanal: Mesmo com recuo, preço do arroz chega a ser 45% mais caro em um ano

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo