Conjuntura de grãos: mais um recorde histórico para safra brasileira deste ano, diz Conab

  • 21/02/2020
  • 1
  • Categoria(s): Mercado de Grãos |

safra de grãos 2019/20

As previsões de boa safra no Brasil novamente devem ser superadas pela  produção de grãos, os resultados foram apontados no quinto levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), anunciado no último dia 11, em Brasília.   As lavouras de soja e milho despontam para mais um recorde histórico, com estimativa de 251,1 milhões de toneladas. A variação é de 3,8% sobre a safra passada, com  ganho de 9,1 milhões de toneladas.

A projeção de incremento é de 2,5% para área total, o que deve alcançar cerca de  64,8 milhões de hectares e acréscimo de 1,6 milhão de ha. As boas condições climáticas, que favoreceram a recuperação da lavoura, são a principal marca deste ciclo nas lavouras, que sofreram na última temporada pela estiagem nos estados de maior produção.

Num panorama conjuntural, as culturas de primeira safra estão respondendo por 45,6 mil hectares, enquanto que as de segunda, terceira e de inverno, por 19,3 mil.

Soja - As lavouras de soja, que ocupam uma área 2,6% maior, já começaram a ser colhidas com uma boa produtividade, e mantiveram  a tendência de crescimento vista na últimas safras. Estima-se que a produção da oleaginosa seja na casa de  123,2 milhões de toneladas. Este volume também representa um recorde na série histórica, graças à melhoria da distribuição das chuvas que sacrificaram a semeadura no início do plantio de muitos estados.

Segundo a Conab, no estado do Mato Grosso, maior produtor nacional, a colheita já está 25% finalizada, enquanto que em Mato Grosso do Sul e Goiás está no estágio inicial.

Milho -  A produção do milho de primeira, segunda e terceiras safras devem alcançar algo em torno da marca de 100 milhões de toneladas, com um acréscimo  de 0,4%. Para  área do milho primeira safra a estimativa é de 4,25 milhões de hectares, 3,4% maior que o da safra 2018/19. A puxada para cima é graças a valorização do cereal no mercado.

No estado gaúcho,  apesar do aumento de área, o rendimento deverá cair -1,8% , influenciado pela estiagem que atingiu a região no início do ano.

Na segunda safra, o estado do Mato Grosso já abriu vantagem em relação a outros estados, adiantando em pelo menos  20% a etapa da semeadura. As boas condições climáticas também devem favorecer as lavouras e aumentar a expectativa de crescimento de área.

Para o milho de terceira safra , estima-se que a produção alcance o volume de  1,16 milhão de toneladas. Esse milho, é comum de ser ofertado na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), além de Pernambuco e Roraima. Costuma ser produzido num calendário parecido com o do Hemisfério Norte, concentrando-se no período entre maio e junho.

Trigo - Para suprir a demanda interna, em janeiro foram importadas 647,8 mil toneladas de trigo, sendo 95% de origem Argentina, 3,13% de trigo proveniente do Paraguai e 1,85% dos Estados Unidos. No mesmo período foram embarcados 120,2 mil toneladas para o Vietnã (71,9%) e Filipinas (28,1%). A Conab revisou a estimativa de importação para 7 milhões de toneladas e de exportação para 300 mil toneladas, devido à indisponibilidade de oferta de trigo nacional, que acabaram por modificar também o volume de suprimento e o quantitativo de estoque final.

Ainda de acordo com o  relatório, no mês de janeiro deste ano, o mercado doméstico apresentou sucessivas altas nas cotações de trigo em decorrência ao volume restrito de trigo nacional, à elevada  cotação cambial, à valorização no mercado futuro do grão, bem como do produto argentino -  principal fornecedor brasileiro.

*Com informações da Conab

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Mercado de Grãos: Paraná eleva previsão da safra de trigo para 3,67 milhões de toneladas
Mercado de Grãos: Urgente! Nuvem de gafanhotos destrói lavoura de milho na Argentina e pode chegar ao Brasil
Mercado de Grãos: Conab estima recorde da produção de grãos no país em 250,5 milhões de toneladas
Mercado de Grãos: DATAGRO eleva Safra 2019/20 de soja e milho do Brasil
Conjuntura de grãos: mais um recorde histórico para safra brasileira deste ano, diz Conab

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar