Agricultura de Precisão: Uso de tecnologia no campo reduz o custo de produção de cana

  • 20/02/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Agricultura de Precisão

O setor agrícola vem aperfeiçoando cada vez mais as atividades agrícolas no campo, a fim de obter aumento na produtividade. Diversas técnicas são empregadas nas lavouras, como melhoramento genético de sementes, que aferem maior resistência a pragas, manejo do solo e irrigação, bem como a aplicação da agricultura de precisão com novas técnicas que otimizam as tarefas no campo e auxiliam no aumento da produção. Neste sentido, a produção de cana-de-açúcar não ficou de fora.

O setor sucroenergético já pode usufruir da agricultura de precisão para planejar a produção agrícola, reduzir custos, aumentar a produtividade, diminuir os impactos ambientais, encontrar os pontos mais produtivos do solo, identificar os locais da lavoura onde incidem pragas e doenças. Além de aumentar a capacidade de prever questões climáticas são alguns dos benefícios apontados com o uso de tecnologias.

Para especialistas na área, a agricultura de precisão é a base, o alicerce fundamental para a próxima agricultura, chamada de agricultura digital ou agricultura inteligente. Não se faz agricultura digital ou inteligente sem dados, sem informação. Se o agricultor não adotar a agricultura de precisão, dificilmente haverá avanço na agricultura de uma forma geral.

A eficiência da gestão da propriedade agrícola depende de informações e da precisão do mapeamento do solo e da lavoura, que beneficiam e muito o produtor no momento da tomada de decisão. Quanto mais dados, melhor será o diagnóstico sobre a variabilidade do solo ou de outros aspectos relacionadas à produção.

Com o auxílio dos dados coletados pelas novas tecnologias da agricultura de precisão, o produtor não precisa plantar a mesma quantidade de sementes ou aplicar defensivos na área total da propriedade, apenas no local de incidência de doença ou praga, por exemplo.

Encontrar a aptidão do solo e potencializar da melhor forma a lavoura é o elemento fundamental que faz com que a agricultura de precisão dê retorno econômico. Mas é preciso saber como usufruir de todo o potencial oferecido pelas modernas tecnologias.

Por conta da falta de treinamento, muitos produtores e gestores da fazenda, deixam de aproveitar os benefícios da agricultura de precisão, justamente porque realizam a coleta de dados a campo, mas acabam sem saber o que fazer quando precisam interpretar os dados e realizar um planejamento estratégico ou tomar decisões.

Para isso, nos próximos dias 1º e 2 de abril, o Grupo IDEA, irá realizar o 22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana, em Ribeirão Preto e um dos painéis programados para o evento, será sobre a Agricultura de Precisão: da máquina ao produtor de cana-de-açúcar, abordando exatamente sobre o tema de como obter alto rendimento, empregando as tecnologias da agricultura de precisão na cultura da cana.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido via Cana Online.

Veja Mais
Melhoramento Genético: genoma do algodão resultará em fibras mais fortes
Fique por dentro! 5 assuntos importantes para começar a segunda-feira bem informado
Defensivos Agrícolas: Ministério da Agricultura anuncia produtos técnicos à serem usados na formulação de agrotóxicos
Destaques da Economia Brasileira (23 a 27/03): Dólar volta a subir com aversão ao risco no exterior. Coronavírus já matou 30 mil pessoas no mundo
Agricultura de Precisão: Setor de máquinas agrícolas já sente impactos econômicos com queda na demanda

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo