Fertilizante Agrícola: Recorde do plantio do milho safrinha pode elevar em 2% a entrega de fertilizantes no Brasil

  • 13/02/2020
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

Queda nos preços dos fertilizantes no segundo semestre de 2019, associada a maior área de plantio destinada ao milho safrinha este ano, deve favorecer o aumento do volume dos adubos no Brasil.

O mercado de fertilizantes agrícolas movimenta grande parte do capital investido nas lavouras brasileiras. A adubação é um dos maiores custos na produção agrícola, mas também o que mais gera resultados de incrementos na produtividade.

Em 2019 a comercialização de fertilizantes agrícola no Brasil foi recorde, provocados pelo avanço na produção e também no bom ritmo de exportação que o país apresentou especialmente na safra 2018/19.

No segundo semestre de 2019 os preços se retraíram no mercado mundial, o que favoreceu com que os produtores agrícolas brasileiros, acabassem por adquirir um volume maior de fertilizantes agrícolas para entrega em 2020.

Com isso, a previsão é de que as entregas de fertilizantes no mercado brasileiro cresçam cerca 2% em 2020, totalizando 36,9 milhões de toneladas, é o que projeta a consultoria INTL FCStone. A perspectiva leva em conta a previsão de uma área plantada recorde para o milho safrinha 2019/2020.

Segundo a consultoria, as entregas devem ficar mais aquecidas no primeiro trimestre do ano, especialmente para os fertilizantes nitrogenados e potássicos, em virtude da semeadura do milho. Quanto ao volume a ser importado de adubos.

No entanto, em relação a aquisição de adubos para este ano, a empresa projeta queda de 4,2% na comparação anual, resultando em 27 milhões de toneladas. Em 2019, a importação atingiu recorde, com 28,1 milhões de toneladas adquiridas do mercado externo.

Na opinião da analista de inteligência do mercado, Gabriela Fontanari: “A queda dos preços internacionais dos adubos ao longo do segundo semestre do ano precedente corroborou para a formação de estoques domésticos confortáveis, com os agentes aproveitando as menores cotações para assegurarem carregamentos antes da temporada de adubações”.

A consultoria acrescenta que a paralisação da operação da Mosaic no ano passado também contribuiu para maior importação de fertilizantes agrícolas, cenário que deve ser normalizado neste ano.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Conteúdo produzido com informações obtidas via Canal Rural.

Veja Mais
Agricultura de Precisão: Tecnologia associada a sustentabilidade no campo é um caminho sem volta
Transporte de cargas fracionadas retoma nível pré-pandemia
Fertilizantes: Brasil importa cerca de 1 milhão de toneladas de nitrato de amônio por ano; controle é feito pelo Exército
Exportação de Grãos: Portos paranaenses registram aumento de 14% nas exportações
Melhoramento Genético: Pesquisadores estudam melhoramento vegetal para produção de lúpulo na região centro-sul do Paraná

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo