Arroz – Balanço Semanal: Preço do arroz atinge a sua melhor média neste início de janeiro desde março/17

  • 14/01/2020
  • 2
  • Categoria(s): Mercado de Arroz |

Cotação do Arroz

A cotação do arroz segue bastante valorizada no mercado interno, influenciada principalmente pela menor disponibilidade do produto para comercialização e redução da safra de arroz 2019/20. De acordo com a Conab, a safra deverá apresentar redução de 0,7% na área cultivada este ano.

Mercado do Arroz no Brasil

O preço do arroz segue estável na maioria das regiões, apresentando bons índices nos últimos dias. No Rio Grande do Sul, a média registrada no período de 06 a 10 de janeiro ficou em R$ 45,80/saca (saca de 60 kg do arroz em casca paga ao produtor).

No Cepea, a média da cotação do arroz na semana passada fechou valendo R$ 48,34/saca com valorização de 0,59% ante a semana anterior.

Neste mês de janeiro, a média registrada nos primeiros dias do mês já atingiu patamares não vistos desde março de 2017 e essa melhora nos índices, se deve ao fato da redução da oferta de arroz no mercado interno e do bom volume de exportação do arroz brasileiro.

De acordo com a Conab, a previsão da safra de arroz 2019/20, deverá apresentar redução de 0,7% na área cultivada, totalizando 1.685,8 mil hectares, e uma produção de 10,56 milhões de toneladas. Desses, 80% virá do Sul do Brasil, especialmente do Rio Grande do Sul, o maior produtor de arroz irrigado do Brasil.

Apesar de uma menor destinação de área, a expectativa da Conab é de que haja um incremento de 1% no total da produção, por conta de uma maior produtividade em kg/hectare esperada. Isso se deve ao fato da redução de área de cultivo do arroz sequeiro e aumento de áreas cultiváveis de arroz irrigado, cuja produtividade é maior.

Outro fator que pode influenciar muito no preço do arroz este ano, é o estoque final limitado, sendo considerado o menor dos últimos 5 anos.

Em dezembro/19, no seu relatório de estimativas da safra, a Conab estimava um estoque final próximo a 437,8 mil toneladas. Neste mês, devido a uma redução da demanda de arroz por parte dos consumidores, este número deu uma leve aumentada, ficando em 484,6 mil toneladas.

COTAÇÃO DO ARROZ NO BRASIL HOJE

ANÁLISE DO PREÇO DO ARROZ CEPEA

ESTIMATIVAS DA PRODUÇÃO DE ARROZ CONAB JAN.20

Arroz Mercado Externo

No mercado externo, o USDA divulgou em seu último relatório mensal de oferta e demanda publicado na última sexta-feira (10) que o total da produção mundial de arroz na safra 2019/20 está projetado em 496,67 milhões de toneladas.

Atualmente os estoques estão em 174,39 milhões e o consumo estimado seria de 494 milhões de tons. Mantendo os estoques finais a um patamar de 177,05 milhões de toneladas, com uma leve redução se comparado as estimativas do relatorio de dez/19 cujo estoque final estava em 177,80 milhões de tons.

A China, teve suas projeções reduzidas no relatório atual e deve produzir cerca 350 milhões de toneladas, mas seu consumo interno deve absorver toda a quantidade de cereal produzida.

A Índia projeta uma produção de arroz de 115 milhões de toneladas. Vietnã permanece com a produção inalterada em 28,3 milhões de tons. Já a Tailândia sofreu uma redução na produção de arroz, passando de 20,5 milhões de toneladas do relatório de dez/19 para atuais 18,5 milhões de toneladas em jan/20.

COTAÇÃO DO ARROZ NA CBOT

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 
 

Veja Mais
Arroz - Balanço Semanal: Preços apresentam recuperação no mercado brasileiro
Arroz – Balanço Semanal: Preço do arroz atinge a sua melhor média neste início de janeiro desde março/17
Arroz – Balanço Semanal: Preços se mantém estáveis e em bons patamares neste início de ano
Arroz Balanço Anual 2019
Arroz – Balanço Semanal: Com demanda aquecida, preços seguem em alta

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo