Suinocultura: documento reconhece Paraná como área livre da peste suína clássica

  • 09/12/2019
  • 7
  • Categoria(s): Notí­cias Populares |

Paraná livre da PSC

Uma boa notícia  tem colocado a suinocultura paranaense em evidência. O Paraná passou a ser reconhecido por meio da Instrução Normativa de nº 63, como área livre da peste suína clássica (PSC). A normativa  desmembra o Estado de um grupo que era formado por 14 unidades federativas. O documento foi assinado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina,  durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, em Medianeira, no oeste do estado, na última sexta-feira(06). 

A partir da validação da normativa, o Paraná passa a integrar um bloco, junto com Santa Catarina e Rio Grande de Sul, de estados completamente livres da doença. O que, além de reforçar as condições sanitárias e de vigilâncias do Estado, permite melhores condições perante o mercado para a exportação da carne suína.

“O Paraná foi retirado desse grupo, porque está fazendo o dever de casa”, destacou a ministra.  E acrescentou: “Esse ato representa muito para o Estado, que ganha condições importantes para a exportação da carne suína.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, ressaltou a relevância  da medida por parte do Governo Federal. “É muito importante estrategicamente para o nosso Estado. Uma chancela que dá tranquilidade para os compradores internacionais", afirmou Ratinho Junior. “Temos que aproveitar esse bom momento para conquistar ainda mais espaço com a nossa qualidade”, acrescentou.


2º. Maior Rebanho

Atualmente, o Paraná tem o segundo maior rebanho de porcos do país, com a normativa as condições para avançar no mercado nacional e internacional se ampliam. Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara,  a normativa oferece mais tranquilidade na eventualidade de algum caso surgir no nordeste.  “A instrução normativa dá a tranquilidade de que um problema que eventualmente ocorra em Sergipe, por exemplo, há mais de 2,5 mil quilômetros,  não nos afete”, explicou.

Ele citou o caso de Sergipe, que até então fazia parte do antigo bloco do Paraná. O estado nordestino faz divisa com Alagoas, considerado um dos locais Não livre da PSC.

*Com informações da AEN

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Coronavírus: um novo fator de risco à saúde mexe com o mercado de ações asiático
Logística: Porto de Paranaguá recebeu mais vagões e menos caminhões na descarga de produtos para exportação em 2019
Clima: frente fria e chuva mudam as temperaturas em várias regiões do país
Ponto de Vista: protagonismo da mulher no agro brasileiro tem alcançado novos patamares
Curiosidade: quanto tempo demora para o organismo digerir um bife?

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo