Fertilizantes: O que esperar dos preços para a safra 2019/20?

  • 29/11/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Fertilizantes

Os fertilizantes agrícolas compõem a maior fatia no custo da produção agrícola brasileira, mas também, é através dos nutrientes que eles disponibilizam, é que as plantas apresentam o seu melhor potencial produtivo. Sendo assim, seu uso é inevitável e fundamental para o agronegócio. No 1º semestre de 2019, o consumo de fertilizantes no Brasil aumentou 7,1% comparado com o mesmo período do ano anterior. A expectativa é que em 2019 o consumo atinja os 36 milhões de toneladas, ultrapassando os 35,5 milhões entregues em 2018, recorde até então. Mas você sabe como ficam os preços?

A formação de preço dos fertilizantes agrícolas no mercado internacional é influenciada pelo preço do petróleo, usado como fonte energética da produção.

Essa relação é vista principalmente nos fertilizantes nitrogenados, que necessitam de grandes quantidades de energia para sua fabricação.

Outro fator que influencia os preços é o mercado global de fertilizantes. Com o início de um inverno rigoroso no hemisfério norte, os principais produtores agrícolas diminuíram o consumo. Isso diminuiu os preços internacionais.

Mas os preços já voltaram a subir no mercado internacional e no mercado interno. E, pela desvalorização do real frente ao dólar, o mercado interno brasileiro responde de maneira diferente.

A alta nos preços internacionais dos fertilizantes 2019/20 pode ser explicada pela gradual retomada das compras do mercado interno da China; e pelos primeiros sinais de demanda dos produtores dos Estados Unidos.

Embora os fertilizantes fosfatados tenham caído de preço, os fertilizantes nitrogenados e potássicos voltaram a subir após uma breve queda em fevereiro desse ano.

Sendo assim, os fertilizantes nitrogenados que são os mais utilizados na agricultura e a alta nos preços pode interferir na aquisição desse insumo para a safra 2019/20.

Como a lavoura é altamente dependente desse insumo, tentar fechar a compra de fertilizante com antecedência é essencial para garantir lucro na propriedade.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo baseado no texto “Preço dos Fertilizantes 2019: tendências e expectativas do mercado”, produzido por Lucas Nogueira e veiculado pela Aegro.

Veja Mais
Destaques da Economia Brasileira (de 09 a 13/12)
Defensivos Agrícolas: Estudo da Anvisa afirma que o consumo de alimentos com o uso de agrotóxicos são seguros no Brasil
Carne vermelha: de onde vem o sabor e de que parte do boi vem o bife?
Fertilizantes: A adubação verde e suas vantagens
Agricultura Digital ou Agricultura de Precisão? Entenda os conceitos das novas tecnologias para o campo

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo