Melhoramento Genético: Como dobrar a produtividade de alimentos?

  • 11/11/2019
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Melhoramento Genético

Um dos principais aliados no aumento da produtividade na agricultura nos últimos anos foi e é o melhoramento genético. Com o propósito de trabalhar com a engenharia genética aplicada ao alto rendimento no campo, diversas empresas têm se engajado para dobrar a produtividade das principais culturas até 2030 utilizando esta tecnologia, associada à biotecnologia e melhores práticas de manejo agrícola.

Quando o assunto é melhoramento genético e biotecnologia, na verdade o tema está todo voltado sobre melhorar sementes geneticamente, ou seja, a produção das já famosas sementes transgênicas, cujas características são adaptadas para suportar mais calor, maior período sem água, resistência à pragas e proporcionar finalmente, um aumento na produtividade. Sua qualidade é mais vigorosa e saudável, resistindo mais facilmente aos mais diversos fatores que atrapalham o desenvolvimento das culturas no campo e que também causam grande impacto econômico e ambiental.

A engenharia genética, que engloba o melhoramento genético e a biotecnologia, atua normalmente em conjunto, para produzir as melhores sementes possíveis. Isso só é possível, quando através dos programas de melhoramento, são utilizadas as melhores linhas de sementes para produzir a próxima geração, lhes dando as características benéficas além daquilo que pode ser feito com melhoramento tradicional, como por exemplo, o de seleção.

Neste caso, ocorre um estudo individualizado de todos os componentes que ajudam e atrapalham no desenvolvimento de determinada cultivas e estas características, passam por um processo de isolamento. Várias cultivares que possuem grande potencial produtivo expressam diferentes características, daí é que são realizados testes e finalmente é criada uma nova cultivar, após anos de estudo científico e pesquisas à campo.

Quando uma nova cultivar melhorada geneticamente é lançada, seu potencial produtivo normalmente costuma superar com facilidade a produção de variedades de sementes convencionais. No entanto, esta tecnologia avançada, pode ser perdida se o produtor não realizar o devido manejo na lavoura.

Não é só porque a semente transgênica é resistente à pragas, insetos e fungos, que não irá requerer os tratos culturais adequados, pois caso isso aconteça, os anos de desenvolvimento daquela nova semente poderão ser perdidos em função do tratamento inadequado dado a ela.

Para produzir mais os agricultores precisam de ferramentas que possam ajudá-los a obter o máximo de suas lavouras. Deste modo, as práticas de gestão agrícola incluem desde o preparo adequado (quando e como um agricultor ara seu campo), a profundidade do plantio e a população de plantio (quantas plantas em uma fileira a ser plantada e a distância de plantio), além de controle de pragas, adubação e irrigação. Todos estes fatores desempenham um papel na produção de mais alimentos.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo baseado no texto “Como vamos dobrar a produtividade?” veiculado no site da Bayer Crop Science Brasil.

Veja Mais
Destaques da Economia Brasileira (de 09 a 13/12)
Defensivos Agrícolas: Estudo da Anvisa afirma que o consumo de alimentos com o uso de agrotóxicos são seguros no Brasil
Carne vermelha: de onde vem o sabor e de que parte do boi vem o bife?
Fertilizantes: A adubação verde e suas vantagens
Agricultura Digital ou Agricultura de Precisão? Entenda os conceitos das novas tecnologias para o campo

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo