O que são fertilizantes organominerais?

  • 08/11/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Fertilizantes

Os fertilizantes ou adubos agrícolas são componentes que fornecem os nutrientes necessários e adequados para que as plantas o absorvam e possam expressar o seu melhor potencial produtivo. Mas existe um fertilizante chamado organomineral, que diferente dos fertilizantes químicos, contém adubos orgânicos enriquecidos com os nutrientes minerais. É sobre ele que vamos falar.

A composição de um fertilizante organomineral possui uma parte orgânica, que pode ser obtida de diferentes maneiras, especialmente nas atividades agropecuárias, mas uma fonte comum é a fermentação do glutamato monossódico, além do dejeto de animais como o de aves e suínos.

A composição de matéria orgânica presente nos fertilizantes é importante para melhorar a fertilidade do solo e suas propriedades físicas, tendo em vista que é capaz de elevar a sua capacidade de retenção de água. Também promove a redução da densidade aparente do solo e o aumento da porosidade total do solo.

Além dos componentes orgânicos e minerais, os fertilizantes organominerais possuem teores equilibrados de aminoácidos e fito hormônios, que associados com os demais elementos, atuam como ativador enzimático, realizando o estímulo vegetal no metabolismo das plantas, o que vai proporcionar maior desenvolvimento vegetativo e radicular, não se esquecendo da estrutura de sustentação da planta e consequentemente capacidade de armazenamento nutricional.

O processo de fabricação tem todo um rigor na questão de qualidade e sanidade, de forma que o processo industrial forneça segurança e qualidade ao produto. Nesse processo, são utilizadas duas ou mais matérias primas orgânicas, acrescentando macro e micronutrientes primários e secundários.

O decreto que rege esta atividade relacionada a produção dos fertilizantes organominerais e seu padrão de qualidade é o n. 86.955, de 18 de fevereiro de 1982, que exige um acompanhamento de laboratório para a determinação da composição química para que o produto siga as condições prescritas por lei, como o carbono orgânico com total mínimo de 8%, umidade máxima de 30% e a capacidade de troca de CTC mínima de 8,0 cmolc kg-1. Essas especificações vão garantir aos organominerais a sua total eficácia e os resultados conforme o esperado.

Vantagens no uso de organominerais

Com os organominerais é possível tratar o solo de forma mais eficaz. Isso porque sua composição é completa, sendo considerada de alta qualidade e com os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento da planta.

Dentre as suas vantagens está a facilidade de aplicação, que pode ser feita com o mesmo material de aplicação dos fertilizantes convencionais, bem como os mesmos equipamentos e procedimentos. Outra vantagem relevante é a redução de odores característicos dos resíduos de animais e da agroindústria.

Um benefício importante para a lavoura é a melhora na fertilidade do solo e nas suas propriedades físicas. Isso acontece devido ao organomineral elevar a capacidade de retenção de água e reduzir a densidade aparente do solo, aumentando sua porosidade. Por conta da ação das micelas húmicas coloidais há um aumento significativo na capacidade de troca catiônica – reduzindo a perda de nutrientes por lixiviação.

A melhor época para a utilização do organomineral é a mesma dos fertilizantes minerais – ou seja, no sulco do plantio. No Brasil, a maioria dos solos tem reação ácida, e requer uma calagem cerca de um a dois meses antes do plantio. Com esse tratamento o solo estará mais nutrido e com melhores condições para a rápida multiplicação dos microrganismos. Assim, a adubação com organominerais é intensificada, gerando resultados ainda melhores.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo produzido baseado no texto “Organominerais” veiculado no site da Empresa Brasquímica.

Veja Mais
Agricultura de Precisão: Novas soluções para a cadeia do algodão no Mato Grosso
Melhoramento Genético: Como dobrar a produtividade de alimentos?
Defensivos Agrícolas: Operação Westicida apreende 6 toneladas de agrotóxicos ilegais no Paraná
Destaques da Economia Brasileira (de 04 a 08/11/19)
O que são fertilizantes organominerais?

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo