Logística: sistemas fotovoltaicos de energia solar podem ser fortes aliados na economia e sustentabilidade da cadeia logística

  • 06/11/2019
  • 3
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

sistema de energia solar fotovoltaica

A pressão por otimizar custos é cada vez mais urgente  no setor da logística brasileira em suas várias vertentes de atuação. A palavra de ordem é eficiência para diminuir os gargalos do setor. Um levantamento feito pela  Confederação Nacional do Transporte (CNT) prevê que, em 2020, as projeções de investimentos público no setor deverão ser as menores vistas em 16 anos. Sendo assim, o uso da energia solar têm sido explorado pelas  organizações do ramo como alternativa viável para redução nos custos.

A energia elétrica, por ser considerada essencial no funcionamento de grandes galpões logísticos, resulta em alto custo para o desenvolvimento da atividade. Muitas empresas de logística, imbuídas da ideia de utilizar um recurso renovável para gerar a própria eletricidade, têm conseguido reduzir substancialmente a fatura de energia, com uma economia que pode alcançar os 90%.

Com esse desempenho, a geração de energia solar fotovoltaica tem se tornado um forte aliado em empresas de logística para ganhar competitividade em um momento de recuperação econômica.

Ao se configurar como meio de buscar a eficiência na cadeia logística, a implementação de sistemas fotovoltaicos também desponta no quesito sustentabilidade. Isso porque o setor ainda depende de combustíveis fósseis, cuja queima é considera uma das principais vilãs das mudanças climáticas. 

Pesquisas dão conta de experimentos com resultados surpreendentes, seja para abastecer a frota de veículos que roda as estradas do país no transporte de grãos e outros insumos, como também na alimentação de geradores de energia, que garantem o funcionamento de galpões logísticos para armazenagem de grãos. Nesse sentido, pensando em reduzir o impacto ambiental da cadeia logística brasileira, a energia solar fotovoltaica igualmente constitui uma solução ao substituir combustíveis poluentes como o diesel e a gasolina.  

O argumento irrefutável é  que a energia solar possibilita às organizações do ramo mais autonomia energética a partir de uma fonte limpa e sustentável de energia. Fica a dica!

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 

Veja Mais
Agricultura de Precisão: Novas soluções para a cadeia do algodão no Mato Grosso
Melhoramento Genético: Como dobrar a produtividade de alimentos?
Defensivos Agrícolas: Operação Westicida apreende 6 toneladas de agrotóxicos ilegais no Paraná
Destaques da Economia Brasileira (de 04 a 08/11/19)
O que são fertilizantes organominerais?

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo