Feijão – Balanço Semanal: Preços se mantém firmes com estratégia de oferta restrita dos vendedores

  • 05/11/2019
  • 3
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Feijão - AF News Agrícola

A última semana de outubro foi marcada por uma leve valorização nas cotações do feijão preto e feijão carioca, a média semanal se elevou no Paraná e no Rio Grande do Sul. O aquecimento nas vendas, especialmente do feijão carioca, foi um dos fatores que mais contribuíram para esta valorização.

O preço do feijão fechou outubro e começou o mês de novembro registrando valorização. Na semana passada, em pregão realizado no dia 30/10 as comercialização foi bastante favorável ao setor de vendas. A estratégia adotada nos últimos dias sobre a restrição na oferta do feijão tem contribuído para a competividade dos compradores e aumento nas cotações.

Neste mesmo dia 30, das 6.700 sacas de feijão carioca disponibilizadas, restaram somente 1.500. Este cenário reforça mais ainda a necessidade de abastecimento dos comprados, cujos estoques estão mais baixos, o que incentiva a estarem ativos no mercado, valorizando os preços.

TABELA AF NEWS COTAÇÃO DO FEIJÃO PRETO NO BRASIL

TABELA AF NEWS COTAÇÃO DO FEIJÃO CARIOCA NO BRASIL

Produção de Feijão no Rio Grande do Sul

O plantio da 1ª safra 2019/20 de feijão no Rio Grande do Sul já está bem avançado. E de acordo com a Emater/Ascar-RS 85% do feijão encontra-se em desenvolvimento vegetativo, 12% em floração e 3% na fase de enchimento dos grãos.

Na região de Frederico Westphalen, cerca de 80% do feijão está em desenvolvimento vegetativo e germinação e 20% em floração. Os produtores estão no momento realizando os tratos culturais, como controle de plantas daninhas e adubação nitrogenada. Porém, já há alguns dias as atividades estão sendo pausadas por conta do grande volume de chuvas em todo o território gaúcho.

Em Pelotas, 45% das áreas de feijão já foram plantadas. Já na regional de Porto Alegre a semeadura só atigiu 59%, um atraso perto dos índices do ano passado, provocados pela intensificação das precipitações na última semana. Em Soledad ocorre o mesmo problema.

Cultivo de Feijão no Paraná

Considerado o maior produtor de feijão do Brasil, o Paraná atingiu 95% da área plantada na 1ª safra de feijão 2019/20 até o dia 04 de novembro. De acordo com o Deral, 86% do que já foi plantado se encontra em boas a excelentes condições de cultivo, 13% regulares e 1% em condições ruins de lavoura.

Nas fases de desenvolvimento, 5% do feijão já semeado está em germinação, 63% em desenvolvimento vegetativo e 21% em floração.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Melhoramento Genético: Startup cria cana melhorada geneticamente mais resistentes a pragas
Defensivos Agrícolas: Setor de insumos projeta crescimento na esteira da safra de grãos 2020/21
Agronegócio: Exportações do agronegócio do Paraná aumentam 3,98% em 2020 e chegam a US$ 13,29 bilhões
Agricultura de Precisão: Senado se prepara para votar marco legal das startups
Agronegócio: Bancada ruralista reage a Macron e diz que não aceitará acusações

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo