Reação mercado de ações da China: índices caem pressionados por dúvidas sobre finalização da primeira fase do pacto com os EUA

ìndices acionários da China
Enquanto os índices acionários da China recuam sob a pressão de constantes preocupações da primeira fase do acordo comercial com os Estados Unidos não ser concluída a tempo da assinatura no Chile no próximo mês, o governo do presidente norte-amerciano, Donald Trump mantém-se confiante na esperança do acordo sair, mesmo depois do Chile ter cancelado, nesta quarta-feira (30), o plano de sediar o encontro com líderes mundiais da cúpula do Fórum de Cooperação da Ásia Pacífico (APEC).
Segundo informações da Reuters, a Casa Branca se pronunciou afirmando que mesmo que a cúpula da Apec não tenha ainda um local alternativo planejado para a realização do encontro, entre os dias 11 e 17 de novembro, em que as autoridades chinesas e dos EUA esperavam finalizar o pacto, o otimismo pelo fim da guerra comercial ainda impera.
Embora a decisão chilena pelo cancelamento tenha causado surpresas hoje no mundo, os EUA disseram que esperam ansiosos por finalizar a fase um do histórico acordo comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo.
Até que se defina novo local para o encontro, o mercado financeiro da CHINA já começou a reagir com pessimismo nos principais índices, entre eles o CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, cujo fechamento retrocedeu 0,49%, enquanto o índice de Xangai teve perdas de 0,50%, a 2.939 pontos.
Em TÓQUIO, o índice Nikkei também amargou uma redução de 0,57%, a 22.843 pontos. O quadro negativo também se repetiu em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,44%, a 26.667 pontos. Em SEUL, o índice KOSPI apresentou uma desvalorização de 0,59%, a 2.080 pontos.
*Com informações da Reuters
Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.
Veja Mais
Consumo de carnes: descubra os países que se destacam no ranking global e outras curiosidades
Suinocultura: documento reconhece Paraná como área livre da peste suína clássica
Gestão logística: saber quando escolher entre frete CIF e frete FOB pode ser uma grande vantagem competitiva de mercado
Negociações Acordo EUA X China: de um lado otimismo de Trump, do outro Pequim endurece demanda de corte de tarifas
MAPA cria comissão técnica para debater ações preventivas à peste suína africana