Nutrição de plantas: o que você precisa saber?

  • 11/10/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Fertilizantes e Nutrição de Plantas

A adubação é um dos tratos culturais mais importantes para o bom desenvolvimento da planta visando o aumento da sua capacidade produtiva. Para isso, é necessário realizar estudos da fertilidade do solo, realizando análises do teor de nutrientes que a terra tem disponível e quais são os nutrientes que devem ser corrigidos para obter o melhor rendimento da cultura que será plantada na área.

Primeiramente, é importante saber que cada cultura é diferente nas suas necessidades nutricionais do que a outra. Por exemplo, a soja não necessita tanto de nitrogênio, visto que é uma leguminosa e que ela por si própria, produz em grande quantidade este nutriente, que é fixado ao solo e, posteriormente será implantado o milho na sua sucessão que irá demandar uma boa absorção do nutriente.

Deste modo, entender sobre a nutrição de plantas, requer estudo não somente do solo, mas também da particularidade de cada planta e quais serão os níveis adequados de cada elemento químico, sendo os principais o famoso NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), além de outros, de forma que a planta atinja o seu máximo potencial produtivo.

Agora sabendo o básico da fundamentação das análises, para justificar adequadamente uma adubação, é necessário também, verificar as outras necessidades das plantas, e são elas:

  1. Água

Embora os fertilizantes sejam de extrema importância para o bom desenvolvimento das plantas, a água é essencial para o processo de absorção dos nutrientes, crescimento e em geral, é essencial para a vida das plantas. É através da absorção da água que são translocados os nutrientes do solo para a planta. Sem água, o vegetal entra em stress hídrico e possívelmente morre ou sofre atrasos no seu desenvolvimento.

  1. Nutrientes

Bem, como já introduzido o assunto, o máximo potencial produtivo da planta só será atingindo quando todas as condições de cultivo forem favoráveis. Com boa disponibilidade de água, clima apropriado, solo com boa porosidade e é claro, a disponibilidade de nutrientes. Todos os fertilizantes são compostos de substâncias mineirais em diferentes proporções e os mais conhecidos são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio magnésio, enxofre e micronutrientes em porções variadas. Os fertilizantes podem ser de forma líquida ou sólida. Normalmente as soluções líquidas são utilizadas nos cultivos hidropônicos em estufa, cuja absorção é mais rápida. Enquanto que os fertilizantes sólidos são lançados ao solo, para depois serem absorvido de forma lenta pela planta.

  1. Luz e Dióxido de Carbono

A fotossíntese é essencial para o metabolismo da planta. Sem a luz, a atividade metabólica é comprometida e por consequência, a absorção de nutrientes. Visto que é a energia provocada pela fotossíntese que auxilia no desenvolvimento e crescimento da planta. Além disso, a interação das plantas com o CO² é bastante importante para uma boa absorção da adubação, especialmente a relação C/N (entre Carbono e Nitrogênio).

Enfim, fica notado que embora seja de infinita importância uma boa adubação e fertilidade do solo, ela não é boa o suficiente para a planta se desenvolver e deve haver uma boa interação entre disponibilidade de água e boa radiação solar para que a planta atinja o seu melhor resultado. Além disso, os tratos culturais são de extrema importância e o uso de defensivos agrícolas visando o controle de plantas daninhas, pragas e doenças é essencial.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Agricultura de Precisão: Novas soluções para a cadeia do algodão no Mato Grosso
Melhoramento Genético: Como dobrar a produtividade de alimentos?
Defensivos Agrícolas: Operação Westicida apreende 6 toneladas de agrotóxicos ilegais no Paraná
Destaques da Economia Brasileira (de 04 a 08/11/19)
O que são fertilizantes organominerais?

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo