Agricultura de Precisão aplicada a cultura do milho

  • 09/10/2019
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

O Brasil é um grande produtor e exportador das principais commodities agrícolas que movimentam e alimentam o mundo, como soja, milho, trigo, café, laranja e seus derivados. E o maior desafio enfrentado atualmente é aumentar a produção e otimizar as tarefas de lavouras, visando otimizar os resultados. Para isso, há muito o Brasil já conta com as tecnologias de agricultura de precisão e hoje, falaremos sobre a sua aplicação a cultura do milho.

Desde o surgimento da chamada agricultura de precisão e sua implementação nas tarefas de plantio, colheita e tratos culturais no campo, os resultados vem sendo ano a ano melhores. Além de otimizar as atividades agrícolas nas lavouras, os sensores, monitores e softwares utilizados na agricultura de precisão geram um banco de dados com todas as informações necessárias para a tomada de decisão que o gestor da propriedade poderá fazer.

Um dos equipamentos que mais revolucionaram a forma de gerir a produtividade no campo e trabalhar com informações referentes a incidência de pragas, falhas no plantio e outros problemas ligados ao cultivo da cultura do milho é o GPS (Sistema de Posicionamento Global), associado ao Sistema de Informação Geográfica (SIG), fotografia aérea/satélite e sensores nas máquinas de debulha entre outros.

Essa tecnologia funciona como um "raio-x" nas parcelas da lavoura e, associado as análises de solo, identificação de áreas com baixa drenagem, é possível identificar as falhas de cultivo e realizar as correções.

Esses fatores que ajudam a otimizar o tempo, as atividades e também a reduzir os custos, são primordiais para o cultivo do milho nas grandes propriedades. Especialmente quando o milho passa por fases de quedas no preço e que os produtores precisam ser mais flexíveis às negociações.

A captação de imagens por satélites, com georreferenciamento, é um avanço muito grande, principalmente porque existem casos, que a incidência de pragas, de deficiência nutricional, ocorre em pontos isolados da área e que só serão observados com maior facilidade por vias aéreas.

Essas informações são muito importantes no momento de conferir os resultados da safra, pois é possível identificar com clareza as causas de quebras de produtividade e demais fatores e também facilita para realizar sua posterior correção.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Pra que servem os defensivos agrícolas (Agrotóxicos)?
Destaques da Economia Brasileira e Internacional (de 07 a 11/10)
Nutrição de plantas: o que você precisa saber?
Agricultura de Precisão aplicada a cultura do milho
Tensões entre China e EUA se intensificam e acordo de paz entre os países na guerra comercial fica cada vez mais distante

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo