Tensões entre China e EUA se intensificam e acordo de paz entre os países na guerra comercial fica cada vez mais distante

  • 08/10/2019
  • 3
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Guerra comercial EUA x China

A China criticou com veemência a atitude dos Estados Unidos em adicionar à lista de restrições de comércio algumas das principais startups chinesas de inteligência artificial. Com isso, a esperança de avançar  nas negociações de alto nível para botar um ponto final na guerra comercial entre as duas potências econômicas, que já se arrasta por 15 meses, está cada vez mais remota.

Nesta terça-feira (08), os negociadores comerciais de ambos países,  estarão reunidos em Washington para um segundo dia de conversas com o intuito de ‘preparar terreno’  para  as primeiras reuniões de nível ministerial, que estão previstas para o final desta semana.

Segundo uma publicação do “China Morning Post” a China teria freado as expectativas antes mesmo das  negociações, agendadas para a próxima quinta-feira (10),  entre o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, acontecerem. A notícia veiculada diz: “não há muito otimismo”. A conclusão é de que a delegação chinesa poderá ir embora mais cedo do que o planejado.

Barreiras impostas

O ânimo dos chineses esfriou depois de o Departamento de Comércio dos EUA ter acrescentado à sua lista de sanções comerciais os nomes de  mais 20 agências chinesas de segurança pública e oito empresas, incluindo a empresa de vigilância de vídeo Hikvision, assim como as líderes em tecnologia de reconhecimento facial SenseTime e Megvii Technology.   

As barreiras impostas pela ação impedem  a compra de componentes chineses por parte de companhias norte-americanas, sem a devida aprovação do governo americano. A restrição segue o mesmo ‘modus operandi’ utilizado por  Washington, que tenta limitar a influência da Huawei , por razões de segurança nacional.

Para ter noção do quanto esse movimento é potencialmente prejudicial, a Hikvision, que se autodenomina a maior fabricante mundial de equipamentos de vigilância por vídeo,  tem um valor de mercado de cerca de 42 bilhões de dólares. Já imaginou o baita prejuízo?

A China, por sua vez, rebateu dizendo que os  EUA devem parar de interferir em seus assuntos. De acordo com o pronunciamento do porta-voz  do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, durante uma entrevista coletiva à imprensa, sem dar muitos detalhes afirmou: Ela [ a China] continuará a tomar medidas firmes e decisivas para proteger sua segurança soberana.

*Com informações da Reuters

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 

Veja Mais
Destaques da Economia Brasileira e Internacional (de 07 a 11/10)
Nutrição de plantas: o que você precisa saber?
Agricultura de Precisão aplicada a cultura do milho
Tensões entre China e EUA se intensificam e acordo de paz entre os países na guerra comercial fica cada vez mais distante
Melhoramento Genético e os desafios na Cadeia Produtiva do Trigo

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo