Chuvas atrapalham colheita de trigo no Paraná e colocam em risco a qualidade da produção

  • 08/10/2018
  • 4
  • Categoria(s): Trigo |

No Paraná, as fortes chuvas do fim de semana atingiram todo o Estado, com destaque para as regiões Oeste e Leste onde os volumes acumulados foram os maiores, próximos de 70 mm. Para esta semana, uma frente fria mantém o tempo instável com previsão de temporais para todo o Estado

Por: Maíra Laskoski

Em entrevista à AFNews, o Engº Agrônomo e especialista em trigo do DERAL Carlos Hugo Godinho reportou que “Há bastante preocupação com as intensas chuvas do fim de semana”. Segundo o especialista, as chuvas provavelmente não permitiram avanço expressivo das atividades de colheita. “A tendência é de a colheita ir melhorando, uma vez que as lavouras em piores condições estavam no início do ciclo. Portanto, se na estimativa semanal de safras as condições boas estagnarem em relação à semana anterior, já será um indicativo de possíveis danos de qualidade”, relatou Hugo.

No Rio Grande do Sul 88% das lavouras estão entre a fase final de enchimento dos grãos e a de início da maturação, o que intensifica as preocupações com o clima. Na última semana, chuvas intensas acompanhadas de granizo e ventos fortes causaram acamamento das plantas em diversas lavouras, principalmente na região Noroeste do Estado, o que poderá gerar prejuízos às lavouras afetadas.

Os triticultores estão preocupados com a persistência do tempo úmido e quente previsto para as próximas semanas nos campos gaúchos e paranaenses.

O mercado, por sua vez, permanece atento ao parâmetro “qualidade do grão”, pois essa impacta diretamente na dependência do Brasil de trigo importado e nos preços pagos aos triticultores, que recebem menor remuneração por trigo de baixa qualidade.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DO TRIGO NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS
Confira também, com exclusividade, a Tabela AFNews de preços do trigo nas principais regiões produtoras!





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo