Negociação de fertilizantes agrícolas está praticamente finalizada para a safra de soja 2019/20

  • 13/09/2019
  • 2
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

A negociação dos fertilizantes para safra de soja 2019/20 está praticamente finalizada, algumas regiões já estão prestes a começar o plantio nos próximos dias. Mas de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Rio Grande do Sul registra atraso nas compras em relação ao ano passado.

No estado do Paraná a região produtora no entorno de Cascavel, já estão com 100% dos produtos comprados ante 88,5% nas negociações de fertilizantes realizadas no período de agosto entre 2016 e 2018. A semeadura da soja já está liberada, pois o vazio sanitário da soja terminou na última terça-feira (10/09) conforme o último calendário de zoneamento agrícola do Estado, que se adiantou neste ano, mas muito dos produtores estão de olho na meteorologia para poder iniciar.

Nas regiões de Sorriso no Mato Grosso e Dourados no Mato Grosso do Sul que nas safras passadas estavam com 92,7%, agora já estão com 100% e 97% dos contratos finalizados. Em Rio Verde Goiás os valores permaneceram quase os mesmos de 80% da atual, ante 80,8% do período passado.

A região de Passo Fundo no Rio Grande Sul (que não adota a medida do vazio sanitário), e tradicionalmente demora um pouco mais para comprar, atualmente tem registrado índices de cerca 62,5% em relação a 71,7% das safras anteriores.

Veja mais:

O pesquisador do Cepea comentou que os percentuais de compras no Rio Grande do Sul ainda estão dentro de uma média aceitável para período e que a demora na aquisição em Passo Fundo está relacionada ao alto custo de produção, que tiveram como principais influenciadores a alta do dólar deixando os fertilizantes cerca de 38% mais caros e tabela de fretes rodoviários.

Mas esse aumento no custo produção não aconteceu apenas nessa região produtora, houve uma elevação em todo o Brasil com variação de 5% a 8% de alta nos valores.

Sem considerar a inflação, o valor nominal será o maior dessa década, assim gerando uma das safras mais caras dos últimos anos. Em alguns casos será necessário utilizar de 3 a 5 sacas mais, dependendo da região, para gerar uma possibilidade de renda e ter uma boa produtividade, o que causa uma certa preocupação para os produtores, principalmente aqueles que tem área arrendada com contratos elevados.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 

Conteúdo baseado na notícia “Negociação dos fertilizantes para safra de soja está praticamente finalizada” veiculada no site Canal Rural.

 

 

Veja Mais
Pra que servem os defensivos agrícolas (Agrotóxicos)?
Destaques da Economia Brasileira e Internacional (de 07 a 11/10)
Nutrição de plantas: o que você precisa saber?
Agricultura de Precisão aplicada a cultura do milho
Tensões entre China e EUA se intensificam e acordo de paz entre os países na guerra comercial fica cada vez mais distante

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo