Melhoramento genético contribui para aumento dos resultados na terceira maior produtora de café do Brasil

  • 10/09/2019
  • 5
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

A cidade de Linhares, na região capixaba do Rio Doce no estado do Espirito Santo, é a primeira maior produtora de café do Estado e terceira do Brasil.

Veja Mais
Destaques da Economia Brasileira e Internacional (de 26/08 a 29/08)
Preços caem pela nova semana seguida
Com industrias pouco ativas, preço recua pela 11° semana
Tecnologia ganha destaque na Abertura da Colheita do Arroz
China permitirá importações de arroz dos EUA

No ano passado, o município produziu em torno de 42,806 toneladas do grão de café, um aumento de 128% na produção do grão. As vocações para a cafeicultura, junto a aplicação de novas tecnologias, condições hídricas favoráveis e melhoramento genético, contribuíram para que o resultado da produção fosse positivo.

A produção do município só ficou atrás das cidades mineiras de Patrocínio que produziu 82,8 mil toneladas e de Três Pontas de 43,3 mil toneladas.

A atual posição de Linhares no ranking de produção do grão é bem melhor do que a dos anos anteriores. De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017, o município produziu 18.720 toneladas, ficando em 17ª posição como cidade que mais colheu grãos. Já em 2016, a colheita foi ainda menor, 16.983 toneladas, ficando na 38ª colocação entre as cidades produtoras de café.

Devido à sua baixa altitude e ao seu clima quente, a cidade produz principalmente o café conilon, ou canephora. Segundo a série histórica divulgada pelo IBGE, a colheita da cidade em 2018 foi a maior dos últimos 26 anos, perdendo apenas para a safra de 1993, quando colheu 46,2 mil toneladas do grão.

O café é a principal cultura do município, e segundo o secretário de Agricultura de Linhares “ a união do perfil tecnológico que os produtores vêm adotando nas plantações junto ao perfil empresarial, desde os pequenos aos grandes produtores, está dando bons frutos. Eles estão investindo em ter uma lavoura cada vez melhor”. Os cafeicultores também têm adotados recursos como o melhoramento genético para reduzir os custos de produção e aumentar a produtividade.

A produtividade média de Linhares no ano passado foi superior à média estadual. Enquanto o volume médio do Espírito Santo chega a 35,3 sacas por hectare colhido, a do município é de 48,2 sacas por hectare.

O Espirito Santo continua sendo o segundo maior produtor de café do Brasil, ficando atrás apenas de Minas Gerais. O estado é responsável por 22,8% de toda a produção nacional de café conilon. Em 2018, foram produzidas 589,9 mil toneladas de café conilon, 72,7% do total do café produzido no estado, e 221,6 mil toneladas de café arábica.

De acordo com o presidente do Centro de comércio do Café de Vitória (CCCV), não foi apenas a produção de café do estado que aumentou em 2018, mas também as exportações do grão, no ano passado, foram enviadas 2,4 milhões de sacas. “ Neste ano, esperamos que sejam comercializadas 4 milhões de sacas com mercado externo. Estamos recuperando o tempo perdido, quando tivemos colheitas ruins devido à crise hídrica que atingiu o Estado entre 2015 e 2017. Com a baixa na produção, exportamos em 2015 e 2016 cerca de 500 mil sacas de café ano”.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

Conteúdo baseado na notícia “Linhares é o terceiro maior produtor de café do Brasil” veiculada no site GazetaOnline.

Veja Mais
Trigo Argentino: Preços mais atrativos no mercado de trigo da Rússia e Austrália vai fazer a Argentina reformular sua estratégia
Balanço semestral: exportações da carne suína pelo Porto de Paranaguá crescem 58%
Otimismo sobre negociações China x Eua sustenta preços na CBOT
Em meio a indefinição comercial entre EUA e China, traders se mantém na defensiva
Estoques de trigo dos EUA são o segundo maior em 31 anos

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo