Política Internacional: dólar nas alturas, apoio de Trump ao Brasil pelo Twitter e mais um capítulo do ‘vexame diplomático’

  • 27/08/2019
  • 4
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Política Internacional

A moeda americana emplacou nesta terça-feira (27) alta de 0,45% na venda à vista, mesmo o Banco Central tendo anunciado operação extraordinária no mercado para segurar a disparada da moeda, esta foi a 4ª. alta consecutiva frente ao real. O câmbio fechou em R$ 4,1581 na venda à vista. É o patamar mais alto desde a cotação registrada em 14 de setembro de 2018, quando cravou 4,1667 reais na venda.  

Falando “a real”, enquanto por aqui o BC faz uma pífia tentativa de frear a disparada do dólar, no mundo virtual  é o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quem continua dando ibope através de seu corriqueiro hábito de twittar.

É que, segundo reportagem da Reuters, Trump garantiu em publicação pela rede social  “apoio total” ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que por sua vez, respondeu ao Twitter  com cordial agradecimento e afirmando que o Brasil está combatendo os incêndios florestais na Amazônia com “grande sucesso”.

Confira abaixo  na íntegra as mensagens trocadas no Twitter

Donald Trump hoje (27), em uma publicação no Twitter: “Ele está trabalhando muito nos incêndios na Amazônia e, em todos os aspectos, está fazendo um ótimo trabalho para o povo do Brasil - não é fácil. Ele e seu país têm o apoio total e completo dos EUA!”

O presidente brasileiro,  mencionou a publicação de Trump durante uma reunião com governadores de Estados da Amazônia Legal transmitida ao vivo em Brasília. Ele usou a mesma rede social para agradecer ao presidente dos EUA pelo apoio declarado. Veja a reprodução da mensagem na íntegra, escrita por Bolsonaro:

“Obrigado presidente @realDonaldTrump! Estamos tendo grande sucesso no combate aos incêndios. O Brasil é e seguirá sendo exemplo para o mundo em desenvolvimento sustentável. A campanha de fake news fabricada contra nossa soberania não prosperará. Os EUA podem contar sempre com o Brasil”.

Insultos França vs Brasil

Nos últimos dias, o mundo tem assistido pela cobertura da imprensa, aos desentendimentos protagonizados pelo presidente Jair Bolsonaro e o presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a preservação da Amazônia.

Mas, a chuva de críticas ácidas entre os presidentes não ficou apenas no ‘vexame diplomático’ e ganhou um  tom mais pessoal e familiar nas últimas 48 horas,  com uma ‘alfinetada’ de Bolsonaro em resposta à publicação de um internauta pelas redes sociais.

É que neste final de semana, um seguidor do presidente no Facebook publicou uma imagem, na qual se vê uma foto de Bolsonaro e a primeira-dama Michelle abaixo de um retrato de Macron e Brigitte acompanhada do seguinte comentário provocativo: "Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro?". O perfil do presidente respondeu: "não humilha cara. Kkkkkkk".

O presidente francês rebateu dizendo que espera que  "os brasileiros tenham logo um presidente que se comporte à altura".

Bolsonaro negou com veemência ter ofendido a primeira-dama francesa.

Ajuda do G7

Ao que tudo indica o Palácio do Planalto voltou atrás nesta noite de terça-feira (27),  nas exigências impostas para aceitar a oferta europeia de US$20 milhões do G7 para a Amazônia. O  presidente Jair Bolsonaro (PSL) havia condicionado o recebimento dos recursos a um pedido  de desculpas do presidente francês, Emmanuel Macron.

A reportagem de Luciana Quierati do Portal Uol destaca que ao ser questionado sobre se a Presidência mantinha a exigência a Macron, o porta-voz Otávio Rêgo Barros não confirmou.

Ao que parece o general teria sido evasivo nas respostas aos jornalistas durante a entrevista, não citou ou reiterou a exigência do pedido de desculpas,  apenas reforçou :“o Brasil só aceitará recursos desde que possa gerenciá-los como achar mais conveniente”. E acrescentou que o governo está aberto, desde que a verba esteja condicionada ao reconhecimento da soberania e da governança do governo brasileiro.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 

.

Veja Mais
Destaques da Economia Brasileira e Internacional (de 07 a 11/10)
Nutrição de plantas: o que você precisa saber?
Agricultura de Precisão aplicada a cultura do milho
Tensões entre China e EUA se intensificam e acordo de paz entre os países na guerra comercial fica cada vez mais distante
Melhoramento Genético e os desafios na Cadeia Produtiva do Trigo

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo