Imposto Territorial Rural: prazo para entrega da declaração vai até 30 de setembro

  • 12/08/2019
  • 7
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Foi dada a largada nesta segunda-feira (12), para a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2019. Os proprietários de imóveis rurais têm prazo para entregar o documento até às 23h59min59s de 30 de setembro. A declaração é obrigatória até mesmo para aqueles que perderam a posse da propriedade este ano.

O valor do imposto devido poderá ser pago em até quatro parcelas iguais, se a parcela não for inferior a R$ 50. Se o total do imposto sobre propriedade territorial rural for menor que R$ 100, o dono do imóvel terá que pagar o valor à vista.

Para os titulares de terras,  que perderem o prazo de entrega da declaração, que se estenderá até 30 de setembro, terão de pagar multa de 1% calculada em cima de cada mês ou fração do atraso.

A estimativa, este ano, da Receita é receber mais de 5,7 milhões de declarações. Em 2018 foram entregues mais de 5,6 milhões de declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

Não tem escapatória

A declaração é obrigatória a pessoas físicas e jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou que detenham qualquer título do imóvel rural. Apenas os contribuintes imunes ou isentos estão dispensados de entregar o documento. O produtor que perdeu ou transferiu a posse ou o direito de propriedade da terra desde 1º de janeiro também está obrigado a apresentar a declaração.

A DITR deve ser preenchida no computador, por meio do programa gerador. O documento pode ser transmitido pela internet ou entregue em mídia removível (como CD ou pendrive) em qualquer unidade da Receita Federal.

Mas, atenção! Quem perder o prazo, vai sentir no bolso. O contribuinte que identificar erros nas informações pode enviar uma declaração retificadora, antes de o Fisco iniciar o lançamento de ofício, sem interromper o pagamento do imposto apurado na declaração original.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Alimentos funcionais e o desenvolvimento de pesquisas em melhoramento genético
Destaques da Economia Brasileira (de 02 a 06/12/19)
Defensivos Agrícolas: Setor agrícola brasileiro recicla 93% das embalagens de agrotóxicos
Fertilizantes: grandes aliados da alta produtividade
Agricultura de Precisão: Como melhorar os resultados no campo?

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo