Nitrogênio: Saiba por que este é um nutriente mineral fundamental para o desenvolvimento das plantas

  • 12/08/2019
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Notícias agrícolas

O Nitrôgenio (N) é um macronutriente essencial utilizado na produção agrícola, já que é um nutriente mineral geralmente absorvido em maiores quantidades pelas plantas por fazer parte de moléculas responsáveis para a estrutura e fisiologia vegetal, como as proteínas, enzimas e clorofila, entre outras. As leguminosas, como feijão e soja, ou outras culturas com maior produção de biomassa necessitam de maiores quantidades de nitrogênio durante o seu cultivo...

Manejo de adubação

A recomendação para o uso adequado do nitrogênio é que a aplicação do nutriente seja de forma parcelada e de acordo com a necessidade de cada cultura. 

Por ser um elemento bastante dinâmico no ambiente, se não aplicado no período correto, as plantas podem não absorvê-lo, ocorrendo então a falta ou insuficiência de nutrientes. Por esta razão, é possível ocorrer o atraso no desenvolvimento das plantas, que por consequência irão apresentar sintomas de deficiência nutricional.

Entre as deficiências causadas pela falta de nitrogênio está o crescimento retardado das plantas e uma coloração diferente nas folhas mais velhas, que tornam-se verde amareladas. 

Caso a falta do nutriente seja mais severa, pode ocorrer a redução do tamanho dos folíolos, as nervuras principais podem apresentar uma coloração púrpura, e as folhas uma coloração verde pálida ou amarelada devida à falta de clorofila.

Existem outras condições, além da insuficiência do nitrogênio que contribuem para que essas deficiências ocorram durante o cultivo, são elas: o baixo nível de matéria orgânica no solo, compactação do solo, longos períodos de seca, intensa lixiviação, dentre outros fatores.

Utilização de fertilizantes nitrogenados.

O adubo nitrogenado é um dos insumos mais utilizados pelos agricultores que produzem em larga escala. Lavouras adubadas com nitrogênio de maneira adequada alcançam produtividade de plantas saudáveis e de grãos com alto valor proteico, que são fundamentais para alimentação animal e humana. 

Pastagens com boas concentrações de proteína, não apenas aumentam a produção de carne, leite e outros produtos de origem animal, mas também melhoram seu valor alimentício e sua qualidade.

A ureia é uma das principais formas utilizadas para reposição de nitrogênio no solo, é um fertilizante nitrogenado sólido usado para expandir o rendimento dos cultivos, sendo bastante utilizado principalmente no manejo da cultura do milho, e conseguindo atender desde o pequeno até o grande produtor.

Porém, se o manejo da fertilização nitrogenada for inadequado, este poderá causar efeitos indesejáveis, como perdas potenciais por lixiviação e volatilização, causando grandes prejuízos econômicos para o produtor.

Recomenda-se que a correção seja feita através da aplicação de nitrogênio, em cobertura ou foliar, sendo preferencialmente na forma nítrica e realizado o manejo de acordo com a necessidade de cada fase da planta.

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo