Safra de grãos brasileira: estudo prevê produção de 300 milhões de toneladas daqui a dez anos

  • 26/07/2019
  • 5
  • Categoria(s): Mercado de Grãos |

De olho no futuro do agronegócio brasileiro, o Ministério da Agricultura (Mapa), divulgou nesta quinta-feira (25), um estudo sobre a produtividade de grãos daqui a dez anos, que prevê que o Brasil deverá  produzir cerca de 300 milhões de toneladas de grãos. Ou seja, um acréscimo  de  62,8 milhões de toneladas, ou   27% mais sobre a produção atual.

O crescimento anual deverá ser de 2,4% até 2028/29. Os números projetados foram apontados no  estudo de “Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29”, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atualizados em julho deste ano.

A soja, carro-chefe do agronegócios brasileiro, deve ter forte expansão em estados da região Norte (Tocantins, Rondônia e Pará). No Pará, a produção deve aumentar 51,3%; em Rondônia, 55,9%; e em Tocantins, 57,78%. Os fatores que deverão puxar o aumento são: a atração pela cultura e a abertura de novos modais de transporte nos próximos anos.

Cálculo do estudo

Como parâmetro de cálculo, o estudo levou em consideração a produção de grãos de 236,7 milhões de toneladas, segundo levantamento de maio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com José Garcia Gasques, coordenador-geral de Avaliação de Políticas e Informação do ministério e um dos pesquisadores das projeções, o aumento virá, principalmente, do cultivo de soja e de milho nos estados do Mato Grosso (+129,5 mil toneladas) e do Paraná (+ 64 mil toneladas).

A produtividade da agricultura (Produtividade Total dos Fatores – PTF) deve crescer no próximo decênio a uma taxa anual de 2,98%, pouco abaixo da calculada para anos anteriores.

 “Além disso, testes realizados sobre os impactos de políticas mostram que entre outras medidas, os investimentos em pesquisa e as exportações do agronegócio são as principais variáveis impactando positivamente na produtividade”, destaca Gasques. O coordenador também cita o crédito rural e os preços agrícolas como fatores significativos para o aumento da produtividade.

Produtividade 

O estudo indica que o crescimento da produção agrícola no Brasil deverá continuar ocorrendo com base na produtividade. “Em grãos, esse fato é verificado ao observar que para os próximos dez anos, a produção está prevista crescer 27% e a área plantada, 15,3%”.

Com base na produtividade, a maior alta deverá ocorrer no norte e no centro nordeste do país.

O mercado doméstico, em paralelo com as exportações e os ganhos de produtividade, também devem alavancar o crescimento nos próximos dez anos.

O destaque é para a região Sul, o aumento nos próximos dez anos será de 20% na produção de grãos, saindo de 78 milhões toneladas para 93,6 milhões toneladas.

Na liderança da produção de milho e soja, o  Mato Grosso continuará à frente da expansão com uma previsão de aumento entre  35,4% e 43,1%, respectivamente.  O incremento na produção do  milho será puxada pela expansão da  produção do milho de segunda safra, explica o estudo.

O interesse pelo grão é em decorrência da  expansão da indústria do etanol de milho, principalmente na região Centro-Oeste, e também como suprimento de ração animal por meio do DDGS (Dried Destilers Grains), traduzindo ao pé da letra "Gãos Secos de Destilaria com Solúveis", que  são subprodutos ricos em proteínas e fibras fornecidos como alimento a bovinos, suínos e aves, exemplifica o coordenador.

 Fonte: Mapa

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

 

 

Veja Mais
Conjuntura: Brasil deve bater novo recorde de grãos na safra 2019/2020
Safra de grãos 2019/2020: cenário é favorável para recorde, aponta estudo da Conab
Conjuntura de grãos: safra 2019 é recordista com saldo de 239,8 milhões de toneladas, diz IBGE
Safra de grãos brasileira: estudo prevê produção de 300 milhões de toneladas daqui a dez anos
Grãos: relações de consumo, estoque, produção e exportações globais, segundo USDA

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo