Conheça mais sobre o melhoramento genético de plantas e seus desafios para aumento da produtividade agrícola

  • 23/07/2019
  • 1
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Melhoramento Genético

Até poucas décadas a transgenia era um termo muito pouco falado, com certo receio da população de que as sementes transgênicas fossem algo ruim ou de que esses alimentos seriam pobres de nutrientes ou que pudessem causar eventuais distúrbios e afins. Pois bem, passado alguns anos, esta visão já não é mais um problema. Com tanta informação divulgada por especialistas no assunto, esta suposição já foi desmistificada...

Veja Mais
Com industrias pouco ativas, preço recua pela 11° semana
Saída pelo mar: logística portuária paranaense aumenta a relevância da estrutura no embarque da soja
Soja no Paraná: redução em até 50% de defensivos agrícolas; perspectiva será ainda maior com uso de plataforma web
Destaques da Economia Brasileira e Internacional (de 24/06 a 28/06)
Logística de Transporte: projeto pretende concentrar descarga ferroviária em terminais exclusivos do Porto de Paranaguá

O melhoramento genético utiliza a tecnologia descoberta em laboratório e ensaios a campo, para auxiliar na evolução da agricultura. Na maioria dos casos, as plantas que “foram criadas em laboratório” possuem maior resistência contra pragas, menor necessidade de água evitando o stress hídrico, o que propicia que a planta atinja maiores níveis de produtividade.

Além de todos os benefícios que o melhoramento genético traz relacionado ao aumento de produtividade na lavoura, um dos seus principais aspectos é a conservação do meio ambiente. Isto porque, como as plantas são mais resistentes, ocorre à diminuição do uso de defensivos agrícolas, ajudando a proteger a biodiversidade. Outra preocupação é com a desnutrição humana, algumas cultivares já foram criadas inclusive com aumento do seu valor nutricional, para suprir a necessidade humana em algumas regiões críticas do globo.

Com o aumento populacional e a maior demanda por alimentos, cabe ao setor de melhoramento genético, desenvolver cultivares de plantas que se adaptem aos mais diversos cenários climáticos, como seca, alagamentos, fortes temperaturas, enfim, o desafio é bastante complexo e requer muito estudo.

Entre as principais formas de se realizar o melhoramento genético está o melhoramento por seleção, que ocorre quando a planta é selecionada por apresentar boas características ou pelo cruzamento de duas cultivares que possuem também características que vão propiciar um bom resultado de produção, ambos os processos são métodos de melhoramento sem intervenção de laboratório, foi onde surgiram as práticas de melhoramento. No entanto, o resultado desse cruzamento só será visualizado quando a nova variedade surgir e forem analisadas quais as características mais se sobressaíram.

Deste modo, com o passar dos anos e a biotecnologia surgindo, a prática de desenvolver plantas em laboratório passou a ser utilizada e hoje a forma mais comum para criar uma planta com maior desempenho é realizar o isolamento do DNA da planta cuja característica quer aplicar à outra variedade e com isso, é possível saber o resultado que esta junção se dará, porque o isolamento do DNA pega exatamente aquela característica de interesse, sem a necessidade de esperar a nova planta se desenvolver, para saber qual foi a característica que lhe foi passada.

Com os avanços da tecnologia voltada para a engenharia genética, as técnicas aplicadas ao melhoramento genético de plantas vêm aumentando significativamente. O que auxilia na solução de problemas emergentes devido às mudanças climáticas e demandas globais.

Veja também:

Melhoramento Genético é um nicho de mercado na bovinocultura

Agricultura de Precisão: Saiba como os drones auxiliam na otimização de resultados na lavoura

Melhoramento Genético: Conheça a BRS Novo Horizonte, a mandioca desenvolvida com mais teor de amido para a indústria

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Veja Mais
Dados do Deral já sinalizam redução de produtividade de trigo no Paraná após ocorrência de geada
Com expectativa de acordo entre EUA e China, Bolsa de Chicago registra alta da soja
Balanço Semanal: Cotação do milho no Brasil acumula alta de quase 3% na semana, no mercado externo a Bolsa de Chicago também fechou com saldo positivo na média semanal
Cana-de-açúcar – Balanço Semanal: Volume de comercialização do etanol cresceu na última semana
Clima e guerra comercial EUA-China exercem pressão baixista nos preços da soja

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo