Panificação: você sabia que 20 de julho é o Dia do Biscoito? Conheça os tipos preferidos dos brasileiros

  • 17/07/2019
  • 10
  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Biscoito, esta delícia de alimento,  presente em praticamente 100% dos lares brasileiros, ganhou popularidade devido aos atributos de praticidade, saudabilidade ( mudança de hábito do consumidor para ações que visam mais qualidade de vida) e conveniência.  São mais de 200 tipos comercializados nacionalmente, mas a população tem suas preferências.  

Por esta razão, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) encomendou pelo terceiro ano consecutivo uma pesquisa sobre os hábitos de consumo referentes ao produto.

De acordo com a consultoria Kantar Worldpanel, que acompanhou a rotina de 11.300 domicílios (universo de 56 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil) em 2018, quando falamos em mercearia doce, por exemplo, os biscoitos contribuíram para o crescimento de 2,4% da cesta, com aumento de 7,3% do consumo específico do produto, quando comparado ao ano anterior.

Com relação aos segmentos, os mais consumidos foram os biscoitos secos doces, com 39% do total vendido em 2018 (1,15 milhão de toneladas), correspondente a 452,4mil toneladas. Em seguida, aparecem os salgados, com 33% (382,9 mil toneladas) e os recheados, com 19,5% (225,6 mil toneladas).

A pesquisa também  mostrou que os wafers se destacaram em 2018. “Apesar de equivaler a apenas 6,7% do total de vendas, a categoria vem ganhando volume de segmentos como os salgados e recheados e, sobretudo, fidelizando e conquistando novos perfis de compradores”, comenta Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.

Repetindo o ranking dos últimos três anos, Norte e Nordeste formam a macrorregião que apresentou maior índice de compra, responsáveis por 39,5% do consumo. Em seguida aparecem Leste e interior do Rio de Janeiro (14,6%), Sul (10,7%), Grande São Paulo (9,8%), Interior de São Paulo (9,6%), Centro-Oeste (8,6%) e, por fim, Grande Rio de Janeiro (7,2%). 

Fonte: Assessoria Imprensa Abimapi

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola. 

Veja Mais
Defensivos Agrícolas: Ativos biológicos serão inclusos no próximo Plano Agrícola e Pecuário do Brasil
Fertilizantes Agrícolas: Indústria de fertilizantes espera atrair investimentos para o Brasil
Economia: Dólar opera abaixo dos R$ 5,50 e vai às mínimas desde abril com mercado ainda repercutindo vídeo ministerial
Melhoramento Genético: A cultura do trigo e suas particularidades para avanços em pesquisas
Agronegócio Brasileiro: Desempenho do agronegócio na pandemia sustenta exportações brasileiras

Quer receber as últimas atualizações de Trigo, Milho, Farinhas, Farelos, Soja e do agronegócio em seu e-mail?

Cadastrar