Logística de Transporte: projeto pretende concentrar descarga ferroviária em terminais exclusivos do Porto de Paranaguá

  • 12/07/2019
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  • Categoria(s): Notícias Agrí­colas |

Literalmente nos trilhos de uma ideia que prevê benefícios para a cadeia logística (portos, operadores, transportadores), com o aumento da capacidade de descarga e ao mesmo tempo redução dos custos, é que a administração dos Portos do Paraná desenvolveu um projeto para melhorar e gerar novas alternativas ao sistema viário e aos modais que operam no Porto de Paranaguá.

A proposta é concentrar a descarga ferroviária dos granéis sólidos para exportação.

Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, as melhorias imediatas serão a eliminação das interferências rodoferroviárias; aumento da segurança; fluidez na circulação urbana; e redução de ruídos, principalmente os gerados pelas buzinas dos trens.

“Ao tempo que a produção cresce e o movimento dos portos aumenta faz-se necessário o planejamento de uma melhor organização logística especial no que tange o transporte ferroviário. Por isso, iniciamos um processo de estruturação de uma melhor recepção ferroviária, em modelo único ainda no país”, afirma Garcia.

Ampliação

Desenvolvido pela Diretoria de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná , em parceria com a Rumo - dona da maior malha ferroviária do país, com 12 mil km de trilhos administrados por meio de quatro concessões -, o projeto propõe a construção de uma moega, que nada mais é do que uma instalação portuária especialmente aparelhada para a movimentação de determinados granéis sólidos.

A instalação será exclusiva para a descarga dos trens no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Ou seja, os granéis sólidos, como soja, milho e farelo, vindos pela ferrovia chegariam nesta estrutura e seguiriam aos terminais por correias transportadoras.

Menos barulho de trem

Essa mudança no Corredor de Exportação, segundo os engenheiros envolvidos no projeto, reduzirá significativamente as interferências rodoferroviárias, os cruzamentos entre as vias rodoviárias e as linhas dos trens. Os 16 cruzamentos atuais seriam reduzidos a apenas cinco.

Para complementar o projeto, a Rumo se comprometeu a contribuir com investimentos em modernização da frota de vagões e das locomotivas, com mais capacidade de velocidade.

Avanço

Com a implantação do projeto, a descarga ferroviária de granéis deve dar um salto em eficiência, ampliando  a participação do modal de 30% para 50%. “Estamos trabalhando para o futuro, diante da previsão de movimentação de 80 milhões de toneladas daqui a 20 anos.

Isso não vai acontecer se considerarmos apenas o modal rodoviário. O projeto tenta harmonizar os modais e reduzir a dependência dos caminhões”, explica Cristiano Donati, gerente-executivo da área de projetos estratégicos da Rumo.

Os números apresentados estimam a redução de 700 caminhões/dia em Paranaguá, com aumento de 532 vagões/dia e redução de até 30% nos custos logísticos.

Apresentação

O projeto foi recém-apresentado aos representantes dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá, durante a reunião mensal da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp).  

Na ocasião, o diretor administrativo-financeiro da Ferroeste, Fábio Aquino Vieira,  mencionou a parceria da Portos do Paraná e a Rumo pela proposta elaborada e se colocou à disposição para somar. “As ferrovias e o transporte ferroviário de Paranaguá têm um potencial muito grande a ser explorado por esse projeto. Queremos contribuir e trabalhar em harmonia, considerando as linhas do Oeste do Estado, fundamentais para o escoamento das safras”, concluiu.

Fonte: AEN/PortosdoPR

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