Exportações de soja brasileira em ritmo acelerado e nova safra em cenário otimista

  • 29/11/2018
  • 4
  • Categoria(s): Soja |

Confira, com exclusividade, a Tabela AFNews de preços da soja nas principais regiões produtoras e na BM&F!

SAFRA 2018/19

No Paraná, 98% da área destinada à cultura já foram plantadas – 5,329 milhões de ha -  restando apenas 123.905 ha a serem plantados. Segundo o DERAL, a produção estimada para o Estado é de 19,633 milhões de tons, ante 19,1 milhões de tons na safra 2017/18, até o momento 97% das lavouras são consideradas em condições boas e 3% medianas. Quanto à comercialização da nova safra, 19% da produção foi vendida (3,628 milhões de tons).

Os principais destinos da soja paranaense que foi exportada no ano de 2018 foram a China com aproximadamente 93% do total, Paquistão com cerca de 2% e na sequência Rússia, Vietnã e Holanda com cerca de 1% cada. Os demais países juntos importaram do Paraná cerca de 2% do total.

No Mato Grosso, segundo o IMEA, o plantio da soja está praticamente finalizado, com 99,66% das áreas plantadas, restando menos de 1% para que a semeadura seja finalizada, o foco principal é o desenvolvimento das lavouras, que até o presente momento segue sem grandes preocupações, e a previsão é de que as chuvas continuem ocorrendo de maneira frequente e volumosa.

EXPORTAÇÕES

A China normalmente compra a maior parte de sua soja dos EUA no quarto trimestre, quando os embarques norte-americanos dominam o mercado após a colheita dos EUA e as safras brasileiras ainda estão se desenvolvendo. Mas, em função da tarifa de 25% que Pequim impôs aos grãos norte-americanos, em resposta às taxas dos EUA sobre produtos chineses, este foi um ano atípico nas vendas de soja brasileira.

A China importou 6,53 milhões de tons de soja brasileira em outubro, ante 3,38 milhões de tons no mesmo mês do ano passado. As exportações brasileiras estão atipicamente fortes para esta época, e os embarques totais do Brasil deverão superar 80 milhões de toneladas em um ano pela primeira vez na história.

Segundo a SECEX, até a 4ª semana de novembro o Brasil exportou 4,027 milhões de tons de soja, ante 2,142 milhões de tons em igual período de 2017.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A TABELA AFNEWS DE PREÇOS DA SOJA NA BM&F





Sobre AF News

A AF News com sede em Curitiba PR, foi idealizada para poder atender as necessidades de empresas e pessoas com informações de mercado e análises. Com responsabilidade, ética e imparcialidade nosso objetivo é promover o questionamento e a divulgação de informações útei...
Continue Lendo