Colheita de café do Brasil se aproxima de 70%; analistas divergem sobre tamanho da safra

O consultor de café da Safras Gil Barabach disse que o recente clima seco ajudou a acelerar a maturação dos grãos e espera que a colheita continue em bom ritmo.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 22/07/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Os agricultores brasileiros colheram 66% da safra 2022/23 de café até 19 de julho, recuperando atrasos iniciais mas ainda abaixo dos 69% vistos no mesmo período do ano passado, informou a consultoria Safras & Mercado nesta quinta-feira.

A colheita também está abaixo da média histórica de 73% para este período, disse a consultoria. E os analistas, por sua vez, divergem em suas projeções para o tamanho total da safra.

O consultor de café da Safras Gil Barabach disse que o recente clima seco ajudou a acelerar a maturação dos grãos e espera que a colheita continue em bom ritmo.

Leia também:

Barabach, porém, disse que pouco da nova safra de café chegou ao mercado. Ele afirmou que os agricultores estão bem financiados em meio aos altos preços e estão demorando no processo de secagem e limpeza pós-colheita.

A Safras estima a produção brasileira de café 2022/23 em 61,1 milhões de sacas (60 kg), bem acima da estimativa do governo de 53,4 milhões de sacas.

Jonas Ferraresso, engenheiro agrônomo que administra fazendas de café no Brasil, disse nesta quinta-feira que, com dois terços da colheita concluída, os agricultores estão relatando volumes menores.

“Ainda há grãos de café nos campos que precisam ser colhidos, mas a maioria dos agrônomos e fazendas com quem conversei nas últimas semanas relatam uma temporada com menos café do que esperavam mesmo depois de colocar a geada de 2021 nos cálculos”, disse ele.

Ferraresso acredita que a produção total pode ficar abaixo da estimativa do governo.

Analistas de mercado, em geral, esperam maior produção, com a HedgePoint vendo a safra em cerca de 60 milhões de sacas e o Rabobank projetando em 64,5 milhões de sacas. O Departamento de Agricultura dos EUA prevê 64,3 milhões de sacas

Obtenha informações estratégicas para a melhor decisão de compra e venda de produtos agrícolas em AF News Agrícola.

Reuters

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?